Pesquisar neste blog

sábado, 28 de março de 2015

Atividade para o 2º TI-A

Atenção
Analise o texto e a imagem sobre o Racismo e  poste um comentário. Não se esqueça de ao final por seu nome e sobrenome.


O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.


26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O preconceito, infelizmente, é também uma forma que um indivíduo tem de se achar superior em relação a outro e mostrar que a sua etnia é a que prevalece. A imagem mostra uma pessoa, com uma espécie de máscara, que faz ela parecer com uma pessoa que é diferente dela, o motivo é passar despercebida pela sociedade e não sofrer preconceito, ao invés de mostrar quem é ela realmente e enfrentar essa sociedade de cabeça erguida.

    -Pedro Henrique-

    ResponderExcluir
  3. Somos todos iguais, independentemente de cor ou raça, pois isso não te faz melhor que ninguém. O racismo é algo que acontece há muito tempo, onde nossa geração já deveria ter “descartá-lo” diante de tanto avanço, leis em defesa, protestos e até mesmo a tecnologia. O valor do ser humano é determinado por suas qualidades e defeitos individuais e não pela sua “nação racial coletiva”, entretanto, é o oposto disso que está dentro de um sitema racista.
    Thais Freire < tfreire@ymail.com >

    ResponderExcluir
  4. O racismo mesmo desde muito tempo atrás, ainda existe para aqueles que querem humilhar outros por causa de sua cor, ou para aqueles que se sentem ameaçados de alguma forma. Porém, independente da cor, somos todos iguais e uma prova disso é para onde vamos quando tudo acaba.
    A imagem mostra uma pessoa que possivelmente é vitima do racismo e para evitar, ela "veste-se" de outra cor, mostrando ser quem não é.

    Ass: Lucas Pádua.

    ResponderExcluir
  5. A imagem retrata o constrangimento de um indivíduo que sofre racismo, e por isso, acaba se inibindo perante outra etnia. A solução mais simples para o fim do racismo, não seriam campanhas anti-racismo, e sim demonstrações de afetos entre diferentes etnias, pois isso trará o esquecimento do ódio racial.

    Gabriel dos Santos Cardoso

    ResponderExcluir
  6. O racismo não é algo contemporâneo, e sim algo que vem se estabelecendo há muitos anos, através de atitudes que discriminam o indivíduo pela sua cor, características, etc.
    A imagem retrata uma pessoa negra que tenta se ‘disfarçar’ mostrando algo que ela não é, para não ser julgada pela sociedade pela sua cor.
    Evellyn Jade de C. Reis

    ResponderExcluir
  7. Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. A imagem mostra uma pessoa que possivelmente é vitima do racismo, e tenta se ‘disfarçar’ mostrando algo que ela não é, para não ser julgada pela sociedade.
    Isaac Vieira Lima

    ResponderExcluir
  8. O texto e imagem retratam um fato que acontece nossa sociedade a bastante tempo e ainda hoje, o racismo uma forma de discriminação pela cor de pele ou características físicas sendo um acontecimento muito ruim, pois todos somos iguais e temos os mesmos direitos.
    Giselle Santos

    ResponderExcluir
  9. Racismo é a discriminação com base na cor da pele,uma atitude preconceituosa,infelizmente ainda existente na sociedade. Em que pessoas inferiorizam outras por sua cor, se julgam melhores. O que é uma atitude de grande estupidez e ignorância pois,ninguém é melhor que ninguém.A cor não influência no que a pessoa realmente é, a cor também não influência na personalidade. É exatamente isso o que a imagem retrata uma mulher negra vítima do racismo.
    Karoline Carvalho da Silva

    ResponderExcluir
  10. O racismo é uma forma de preconceito antiga e infelizmente ainda praticada nos dias de hoje. Trata-se de um pensamento em que a superioridade de alguém é determinada pela cor, a imagem retrata uma vítima desta situação em que uma pessoa esconde suas raízes afim de não ser julgada.
    Deve se excluir este tipo de constrangimento pelo "ser", a igualdade é o princípio da cidadania.

    Samara Gabrielle M. Aragão.

    ResponderExcluir
  11. Racismo não é algo recente, já existe a muito tempo, com a discriminação de uma raça por outra, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Como na imagem, onde a garota esconde a sua cor, para não ser julgada por outros.
    E uma forma que seria para combater o racismo, seria todos se tratando por igual, sem nenhuma discriminação.

    Regina Correia Santos

    ResponderExcluir
  12. O racismo cresce a cada dia e sendo discutido no mundo inteiro. Por mais que se diga que todas as pessoas são iguais, independente da cor de sua pele, o racismo continua existindo nas escolas, no trabalho e em publico. Portanto, isso só acaba com uma boa educação, para que não cometam os mesmos erros dos mais velhos, pois o preconceito se aprende, ninguém nasce com ele. E esse é o primeiro passo para que cada um respeite os direitos dos outros. A imagem mostra um indivíduo que sofre de racismo e ela se esconde da sociedade com uma mascara, que pretende ser que não é.

    ASS: Arthur Vinicius Mota Cavalcante

    ResponderExcluir
  13. O racismo infelizmente ainda existe nos dias de hoje, não com muita intensidade como antigamente ,mais não é muito difícil de ver pessoa praticando o ato de racismo. Essa pessoas praticam o ato de racismo por vários motivos por exemplo: cor de pele , gostos diferente , culturas diferentes, religiões. A imagem mostra uma pessoa que sofre racismo e com isso ela se esconde em uma mascara entrando né um "padrão" imposto pela sociedade , ou determinando grupo.

    ASS: Israel Messias S. Dos Santos

    ResponderExcluir
  14. O racismo está presente nos dias de hoje. Creio eu que muitos ainda acreditam que essa maneira de pensar ainda existe, eu não sou a favor disso, pois, não existe raça superior a outras somos todos iguais. Porém quem sofre o preconceito acaba ficando com vergonha disso e se esconde como mostra na imagem do texto.

    ASS: Erick Leandro Santos de Santana.

    ResponderExcluir
  15. O racismo ainda é um fato no nosso dia a dia, muitas pessoas acham que o racismo é só pela cor, mas é uma forma de preconceito geral. Na foto trata-se o que muitas pessoas passam, elas precisam se esconder, fugir, para não sofrer com esse preconceito.

    Juliana Ramos

    ResponderExcluir
  16. O racismo é uma forma de preconceito ainda existente nos dias atuais, que insiste em prevalecer na sociedade de varias formas não só em relação a cor mas de forma geral, a imagem acima retrata uma mulher negra que se esconde evitando ser julgada pela sociedade.
    P.S : Leticia Silva

    ResponderExcluir
  17. O Racismo é um preconceito que algumas pessoas tomam pra si perante a raça, cor, credo, religião, enfim... diversas coisas ou opiniões de outras pessoas que não vão ao encontro dos mesmos gostos dessas pessoas. Acho que o racismo nada mais é que ignorância e falta de diversidade cultural por parte das pessoas, se cada um pensasse em nível global, e respeitasse a opinião do outro, com certeza teríamos um mundo melhor e com muito menos racismo.
    Gilvan Lima Andrade Filho

    ResponderExcluir
  18. O racismo é tipo de preconceito que ainda existe na sociedade, onde há discriminação a depender da raça e etnia. É impossível acabar com o racismo de uma hora para outra, porém poderia haver punições mais severas para os praticantes desse crime.

    Jackson José Menezes Barbosa Filho

    ResponderExcluir
  19. Acho que o racismo no Brasil ainda é menor que em muitos lugares do mundo, e não creio que sejam discriminados somente negros, são os orientais, os hindus, judeus, árabes, deficientes, homossexuais e muitos outros, preconceito é ruim em todo e qualquer lugar, e depende mesmo da educação.

    Bryan Lucas Amazonas de Souza e Silva

    ResponderExcluir
  20. O racismo é uma forma de descriminação, não só contra negros, mas com diversas etnias. Usado como uma forma de tentar garantir sua "superioridade", o racismo traz severas consequências, tanto pra quem pratica, quanto pra quem é vitima.

    Lucas Marques Brito Maia

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente o racismo ainda acontece em pleno o século XXI, o preconceito com a cor acontece desde muito tempo , mas isso acaba prejudicando as pessoas que sofrem preconceito pois acabam se isolando pois não está conforme o "padrão"de determinado grupo , as vezes tem casos que são piores as pessoas que sofrem com isso acabam se suicidando ou fazendo algo terrível.

    Anny Sibely

    ResponderExcluir
  22. A imagem retrata o racismo, que é um grande problema enfrentado pela sociedade, mesmo sendo um pais tão mistificado. Somos todos iguais, independente de raça ou cor, mas ainda existe muito preconceito e ja esta na hora disso acabar.

    Laura Rocha

    ResponderExcluir
  23. A discriminação racial é um conceito que normalmente é confundido com racismo (e que o abarca), mas se trata de conceitos que não necessariamente coincidem. Enquanto o racismo é uma ideologia baseada na superioridade de uma raça ou etnia sobre outra, a discriminação racial é um ato que, embora esteja fundado em uma ideologia racista, não sempre o está.

    Deyvid Luan Menezes da Silva

    ResponderExcluir
  24. O texto retrata a discriminação que os negros sofrem até hoje por conta da sua cor de pele. O texto deixa explicito que o racismo pode ser um pensamento ou atitude, que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. O racismo de hoje em dia não é exclusivamente com os negros, pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo. Quanto a imagem retrata uma pessoa que sofre preconceito na sociedade por ser negra.

    José Aurelino dos S. Neto

    ResponderExcluir
  25. Racismo cresce a cada dia e sendo no mundo como uma febre. Por mais que se diga que todas as pessoas são iguais, independente da cor de sua pele ou sua etnia, o racismo continua existindo nas escolas, no trabalho e na nossa sociedade. O racismo esta no dia a dia no modo de como você trata seus semelhantes mesmo sendo uma forma de interage entre alguns amigos como o modo de fala o de agir. Embora não haja nenhuma comprovação de uma determinada raça ser superior ou inferior à outra, pessoas em todo o mundo foram atingidas por grupos que se consideravam superiores.


    Ass: tcharles de Aguiar caldas

    ResponderExcluir
  26. O racismo é algo que causa bastante conflitos na sociedade, mesmo contendo uma Lei que o proibi, ele continua a crescer de uma forma bem devastadora.
    Ocorre quando uma raça acha que é superior a outra, isso acaba causando muita raiva em quem sofre, devido ao caso de se sentir inferior.
    A melhor solução para esse problema seria uma "reeducação cultural", mostrando as raízes de tais povos, é claro que essas atitudes não iria acabar por completo com o racismo, mas com certeza iria diminuir bastante os registros.


    Ass: Miguel Francisco da Silva Santos

    ResponderExcluir