Pesquisar neste blog

terça-feira, 7 de março de 2017

Atividade Avaliativa - Redação 9º anos - CEFEM


O espectador também participa do bullying?
Sim. É comum pensar que há apenas dois envolvidos no conflito: o autor e o alvo. Mas os estudiosos alertam para esse terceiro personagem responsável pela continuidade do conflito.
O espectador típico é uma testemunha dos fatos, pois não sai em defesa da vítima nem se junta aos autores. Quando recebe uma mensagem, não repassa. Essa atitude passiva pode ocorrer por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido. 

Também são considerados espectadores os que atuam como plateia ativa ou como torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo.
Alguns espectadores retransmitem imagens ou fofocas. Geralmente, estão acostumados com a prática, encarando-a como natural dentro do ambiente escolar, já outros '' espectadores se fecham aos relacionamentos, se excluem porque acham que podem sofrer também no futuro.

https://novaescola.org.br/conteudo/1431/5-o-espectador-tambem-participa-do-bullying

Instruções

Depois de ter lido o texto acima, assista o vídeo a seguir e faça um comentário (seu posicionamento) sobre o que você acha do  ESPECTADOR nesse mar tão maldoso chamado bullying.

Obs - Antes de comentar escreva seu NOME COMPLETO  e a TURMA. (Caso esses dados não apareçam, será impossível atribuir nota ao seu comentário.)


Link para ver direto no youtube




107 comentários:

  1. Utilize a opção anônimo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samyle Dias Sousa dos santos,9°A.
      Na minha opinião,quem não faz nada para acabar com quem está praticando o bullying ou incentiva,acha graça,está contribuído para que isso aconteça ou não acabe é o caso do Espectador,pois não se importo em fazer uma crítica mostrando que prática bullying é crime,ao contrário ele de uma certa forma incentivo para que acontecesse,curtindo nas redes sociais.É por isso que certas coisas acontecem,pois não fazemos nada para que acabe,e sim fazemos de maneira errada achando que está certo.

      Excluir
    2. Raone Matias Batista 9A
      Na minha opinião,o espectador que não faz nada,compartilha nas redes sociais e incentiva o autor a continuar o bullying é um covarde.E pessoas como essas ajudam o bullying a se desenvolver cada vez mais,pois mesmo o espectador participando de forma indireta,ele mexe com o psicológico do alvo,levando-o a ter depressão ou até morrer por overdose.Para acabar com esse crime é preciso mudar a educação,para que desde pequenos eles aprendam a respeitar as pessoas independentemente de sua cor,raça ou quadro social.

      Excluir
    3. Ana Clara de Jesus Pereira;9C
      Os espectadores na minha opinião estão errados, porque eles poderiam ajudar a vítima a contar aos pais ou a escola, "acabando" com o bullying. Já esses espectadores que ficam rindo estão incentivando o agressor a continuar com as ações de agressão contra a vítima.

      Excluir
    4. Márcio cruz de araujo sobrinho;9c
      Eu acho que os espectadores estão errados podem ajudar a vitima,ele podem ter medo de sofrer a mesma coisa e ser vitima desse crime que é muito comum aqui no brasil e entre outros países mas eu acho que todos nós devemos no concientizar e se juntar para combter tudo que acontece aqui no mundo.

      Excluir
    5. Achiley Maryellen Marques 9D .
      Minha opinião sobre o caso , ou vários casos que ocorrem sobre o " Bullying " , é que os " expectadores " de modo geral , deveria procurar tentar ajudar a pessoa que sofre . Ex: não filmando , separando as " brigas " e até mesmo incentivar as pessoas que sofrem procurar ajuda , porque a pessoa que pratica , nunca vai deixar de praticar . Contudo , devemos nos consientizar e se por no lugar de quem sofre .

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Carla Beatriz Brito Xavier 9°A.
      Na minha opinião os espectadores têm um pouco de culpa,pessoa que vêem isso não fazem nada estam de uma certa forma contribuindo pois a maioria dos atores de bullying querem atenção e se a pessoa ver e rir ou incentiva estam fazendo o altor se sentir acima de todos. Para o bullying acabar temos que nos unir e tomar uma providências.

      Excluir
    8. Luana Sampaio Santos;9°A
      Em meu ponto de vista, os espectadores participam sim do bullying, pois eles não fazem absolutamente nada para impedir tal ato nem ao menos sair da sala e chamar um superior para acabar com a agressão entre os dois alunos.

      Excluir
    9. Evelyn Monyke,9°c Jair Meneguelli.
      Na minha opinião o "espectador" que não tem uma atitude de defender e críticar o ato acaba de uma forma, se igualando ao autor do bullyng,pois aquele que faz o ato e não é criticado e impedido pelos os que estão ao redor se sente o "engraçadão" e livre pra repetir o ato novamente, até possivelmente com o espectador.
      Já o espectador plateia, que reforça a agressão,esse também deveria ser punido, pois tem uma participação indireta na ação sendo tão sem caráter tanto quanto o autor!
      Uma observação: as escolas também deveriam fazer campanhas, palestras, passar trabalhos sobre esse assunto,pois que é muito pouco abordado no ambiente escolar e muito praticado pelos alunos.

      Excluir
    10. Rafaela Nascimento de Faro Santos,9º C
      Na minha opinião,os dois lados estão errados,pois as pessoas ao redor poderiam separar os alunos ou então chamar um superior para ajudar,mas ao invés disso,ele ficam incentivando os garotos a continuarem brigando,trazendo assim mais um exemplo de bullying que,infelizmente,é comum nas escolas hoje em dia.

      Excluir
    11. Lara karolyne 9°D
      O espectador pode ser também um participante do bullying ele não tomou uma providência para com o que estava acontecendo mais ao invés disso ele incentivou mais para que aquilo continuasse também não só os espectadores mais também os alunos que não ajudaram a separar a brigar e sim deixaram.

      Excluir
    12. Lara karolyne 9°D
      O espectador pode ser também um participante do bullying ele não tomou uma providência para com o que estava acontecendo mais ao invés disso ele incentivou mais para que aquilo continuasse também não só os espectadores mais também os alunos que não ajudaram a separar a brigar e sim deixaram.

      Excluir
    13. Gabriel Santos Lino 9D

      Bom, o espectador ele participa sim do bullying de forma indireta mas participa, não só ele mas todas as outras pessoas em volta principalmente aquelas pessoas que que incentivam o agressor, e aquelas que dão risada e não fazem nada para combater aquele ato, as que filmam o ato elas também contribuem. Se alguma pessoa estiver diante de um ato de bullying a melhor decisão dela é parar de imediato aquela situação.

      Excluir
    14. Emilly shievani 9°D

      Os espectadores vêem e podem agir indiretamente ou diretamente com a a ação. O fato principal por se inibirem em situação, acontece pela falta de coragem, o medo de que o que acontece com a vítima venha acontecer contigo mesmo, e correr ate riscos de vida. A adolescência é a fase querida para este tipo de barbaridade. A audiência obtida no meio desses acontecimentos, chega a ser absurda, e a falta de coragem para lutar contra,chega a ser humilhante o número de pessoas contra este crime e repreender os autores de cada ação,no ponto de vista! As atitudes corretas a serem feitas, são deixadas de lado pelas ameaças e o pavor do que possa acontecer futuramente. A falta de empatia do autor sobre a vítima chega a surpreender! Se cada um fizesse o seu papel, agisse como um cidadão digno,poderia vencer grandes barreiras dessa sociedade abusiva e destrutiva sendo verbalmente ou fisicamente,alguma forma que atinga a vítima!
      Essas agressões seja verbal ou física, na maioria das vezes sem um acompanhamento, sem uma supervisão e a constante prática do crime, possa gerar traumas e transtornos na sua vida pessoal, social e famíliar de cada vítima. Os espectadores podem serem considerados como os justiceiros, caso ajudarem a impedir está tamanha desumanidade ou serem autores indiretamente, atiçando o autor a fazer piores coisas do que já tem em mente e levar a situações piores, circular pelas redes e constranger o indivíduo que sofreu tal crime.

      Excluir
    15. Maycon Nascimento de Sao Mateus 9° C
      Na minha opniao os espectadores estao envolvidos indiretamente no ato do bullyng,por nao fazer nada contra o acontecimento,e acharem engraçados alguns ato de bullyng que acontecem no dia a dia dentro da sociedade,como podemos ver no video da briga em sala de aula ninguem separa so ficam incentivando e achando engraçado.Temos que mudar isso de uma vez por todas e nao ficar incentivando ou achando graça do que acontecimento porque hoje é comoutra pessoa mas amanha pode ser com voce.#DIGANAOAOBULLYNG

      Excluir
    16. Evaristo Fabrício, 9D

      Para mim é totalmente verídico , nunca há realmente um agressor , os espectadores que muitas vezes passam uma mensagem de incentivo ao agressor , torcida ou até mesmo uma " ajudinha " são indiretamente agressores .
      O medo é o principal motivo dado para que muitos espectadores ou até mesmo a vítima não denunciem o agressor , mas esse pensamento tem que ser apagado , DENUNCIE acima de tudo !
      Já outros acham o bullying algo totalmente natural de um ambiente com vários adolescentes,pensamento mais sem noção,em minha opinião.
      Mesmo sem agredir a vítima e apenas incentivar o agressor ou não sair em defesa da vítima e fazer piadas com o fato saiba , você querendo ou não,
      está indiretamente praticando bullying!
      É inaceitável o que os adolescentes fizeram naquele vídeo,com torcidas e apoio a briga,agindo apenas como espectadores que acham que o praticante de bullying é apenas o agressor.




      Excluir
    17. Bianca Prado 9°D.
      Então o bullying,espectador e algo muito frequente principalmente nas escolas,eu na minha opnião acho que esta prática é totalmente errada não somente que agride o colega,mais sim aquele que impulsiona a briga com palavras de incentivo ou até mesmo aquele que quer até reagir e não consegue por medo e ainda haverá bullying,somente quando medidas sérias sejam tomadas pelas vítimas e por quem ver essa prática e não fala.por que só a partir daí que esse número de pessoas que sofrem irão diminuir.seja o bullying espectador,ou cyber-bullying,ou feitos de forma declaradas tem que ser punidos rigidamente.e que seja feitas campanhas na escolas para conscientizar pais,alunos etc....
      A melhor coisa a se fazer é denunciar o agressor e pessoas que estão em volta (espectador)para que isso sirva de lição para que está prática acabe .

      Excluir
    18. Samara Cristina 9c.
      Na minha opinião, essas pessoas deveriam ser punidas, pois o bullying é crime, até porque se for praticada por uma pessoa com problemas a pessoa pode ficar com traumas e futuramente pode chegar até em suicídio, se for algo muito grave.Então os espectadores deveriam observar esses tipos de coisas e ajudar; respeitando,colocando limite nas brincadeiras e denunciando para que esse fato acabe e a vítima não sofra mais.

      Excluir
    19. Marcos Henrique de Souza Santana,9°A.
      Na minha opinião, quando o espectador provoca ou inicia uma briga ele ja está automáticamente participando do bullying, como um segundo autor (o que continua com o bullying,como risadas,piadas contra a vítima e etc.). Muitas das pessoas de hoje que dizem que ajudaria uma vítima de bullying, são as que mais ficam rindo e mangando, provocando mesmo sem perceber a continuação do bullying.

      A ação contra o bullying vale mais do que so palavras de defesa, elas podem salvar vidas.

      Excluir
    20. Eduardo Lucas 9° A

      Na minha opinião o espectador é o pior no ato, pois ele vê tudo aquilo que está acontecendo e não faz nada,ainda por cima (a maioria) finge não ver e não é capaz nem de apontar o autor do bullyng. Já no caso do observador ativo acho que ele não deve ser considerado como observador e sim com autor pois a violência não é só física mas também piscicológica.

      Excluir
    21. Ingridy Gonzaga Do Sacramento.
      9°ano "F" (TARDE)

      Na minha opinião quem não faz nada, que está ali no mesmo local, mas que só incentiva, contribui e assiste, também está participando. Para mim esse tipo de pessoa é a pior raça, pois poderia está ajudando para que o sofredor do bullying não seja humilhado por apenas diferenças...um absurdo praticar bullying por apenas diversão!!

      Excluir
    22. Na minha opinião o espectador desdo momento que ele não tomar nenhuma iniciativa para defender a pessoa que ta sofrendo bullying; torce para o agressor; rir sobre o acontecimento;compartilha vídeos ou fofocas; ele está totalmente errado, ele meio que ta participando do bullying.
      No caso do vídeo o espectador teria que sair da sala rapidamente para chamar alguém da supervisão para que eles podessem fazer algo para afastar a briga.
      Alice Bomfim Lemos Da Cruz, 9°ano A

      Excluir
    23. Pedro Lúcio Araújo Gois/9 ano "D"
      Na minha opinião o espectador ele pode ou não influenciar na briga, vai depender da pessoa se ela está provocando,incentivando compartilhando fotos, vídeos da briga e fazendo comentários com que continuem a briga.
      Mas sim eu acho que o espectador tenha influência na briga mesmo ele não ter feito nada porque ele poderia avisar alguém da supervisão o que está acontecendo e ter acabado com isso,ou até mesmo o espectador ir lá e para com a briga.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bárbara Brito, 9º G.
    Sim, o espectador pode ser participante do bullying, mas não obrigatoriamente praticando, apenas provocando ou compartilhando fotos e vídeos. No caso do vídeo, a briga durou porque os alunos não se importaram em parar, apenas em falar coisas que incentivaram mais a briga, e isso é uma participação (indireta), assim como pode acontecer em qualquer outra situação

    ResponderExcluir
  4. Karoline Silva,9°E
    Acho que é errado o espectador incentivar o ato do bullying pois ele está tendo uma participação indireta e também praticando. Mas também acho errado a pessoa ver que está acontecendo esse ato e não tomar alguma providência.

    ResponderExcluir
  5. Paula Victoria , 9°E

    Na minha opinião e é errado a pessoa incentivar esse ato pois querendo ou não, vai está praticando de forma indireta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paulasilva1402@hotmail.com

      Excluir
    2. Arielly 9D
      Na Minha Opnião,no caso do vídeo eu sairia da sala para solicita ajuda a supervisão da escola , para que fosse resolvido tudo em defesa da vítima . Pois esses tipos de atitude só leva a sofrimento das vítimas e sempre fica algum trauma psicológico .

      Excluir
  6. João Victor,9°E
    Eu acho errado o espectador ver uma coisa desse tipo e o espectador não tomar uma providência para a para com o que estava acontecendo mais ao invés disso ele incentivou mais para que aquilo continuasse acontecendo e tendo essa atitude indireta de não tentar parar com a briga eles incentivam mais e mais.

    ResponderExcluir
  7. Christian Cauã,9°E

    Na minha opinião é errado a pessoa incentivar outra pessoa a praticar o bullying,pois ela está tendo uma participação de forma indireta.tamben como acho errado a pessoa ficar observando sem tomar nenhuma atitude.

    ResponderExcluir
  8. Evellyn Thalita,9°E
    É errado o espectador incentivar o bullying de forma indireta ou até mesmo participar,ele deveria tomar uma providência , mais ao invés disso ele pratica mais.

    ResponderExcluir
  9. André Luiz-9E
    Na minha opinião eu achei que os espectadores agiram de forma errada por está incentivando amigos de clases a brigarem,a atitude correta era que um deles devia tomar era ir n direção da escola é chamar um responsavel pela turma para que ele poudesse tomar as providências!

    ResponderExcluir
  10. Vinicius santos 9°e
    Acho errado porque invés de ta vendo a miséria do outro deveria chamar uma pessoa responsável pra esse caso

    ResponderExcluir
  11. Na minha opiniã, eu achei que eles agiram de forma errada, porque querendo ou não eles estão contribuindo para o bullying continuar acontecendo, e crescer cada vez mais,e de uma forma ou outras eles estão participando sim!

    ResponderExcluir
  12. Ellyot Nicolas Stos. Honorato 9¤E

    Em minha opinião o espectador tem sua parcela de culpa pois muitos deles não denunciam para um pai, diretor ou a quem seja, e mesmo que o telespectador não seja a favor do ato do Billyin ele não se manifestando ele também é errado e responsável por esse ato.

    ResponderExcluir
  13. Rafael Dos Santos

    Na minha opinião,eu achei que os alunos agiram errado em apoiar a briga entre os alunos,eles deveriam separar a briga ou então chamar algum responsável,e com isso eles estão contribuindo para que o bullyng aconteça

    ResponderExcluir
  14. LAIANE PEREIRA 9E

    Esse tipo de participação, de forma indireta é muito importante para influencia dos agressores, fazendo que eles fiquem mais agressivos e com raiva. As decisões corretas seria procurar algum responsável para tomar as devidas providências e assim acabando com o problema.

    ResponderExcluir
  15. Millene Rocha,9E
    Eu acho que ele está sim participando do bullying,porque de uma forma ou outra, ele está ajudando isso acontecer, e o pior, que eles estão incentivando eles a brigarem.

    ResponderExcluir

  16. Rafael Dos Santos 9°E


    Na minha opinião,eu achei que os alunos
    agiram errado em apoiar a briga entre os alunos,eles deveriam separar a briga ou então chamar algum responsável,e com isso eles estão contribuindo para que o bullyng aconteça

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Layla 9°-E
    Primeiramente os estudantes espectadores da briga, deveria interferir nos atos dos amigos de classe e leva-los imediatamente para diretoria.
    Já o colegio deveria tomar providências para que isso não voltasse a ocorrer.

    ResponderExcluir
  19. Anthony Paulo Silva dos santos
    9 ano E
    Primeiramente os estudantes deveriam estabelecer o ato de respeito um com o outro , para n ter esses conflitos de bullyng , por um ser gordo outro preto ou branco

    ResponderExcluir
  20. Bruna sthefany 9E
    Eu acho isso errado,pois os espectadores devem incentivar o certo e não o errado.

    ResponderExcluir
  21. Bárbara Xaiane dos Santos Melo- 9° ano "E"
    É errado a pessoa incentivar esse ato pois, de certa forma estará contribuindo para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  22. Laura Silva 9°E

    Em acho que o telespectador do bullying tem uma parcela de culpa se não falar para ninguém sobre aquele ato, e também porque ninguém vai dar público a algo que não goste, mesmo que não concorde só em dar público já está errado.

    ResponderExcluir
  23. Anne Gabrielle 9ºG

    Sim,Porque o espectador ver e não faz nada então ele participa deixando isso acontecer, por medo de virar alvo ou por outras coisas não procura ajuda de um responsável.

    ResponderExcluir
  24. Emilly Bruniely 9ºG

    Sim, Pelo simples fato de ter um espectador estar participando, ou até mesmo colaborando com esse ato indiscreto e fútil. O alvo é um ser humano como qualquer outro, apesar das críticas dos autores do bullying. O espectador é mais errado porque está aplaudindo, incentivando e apoiando esse ato.

    ResponderExcluir
  25. Ester Beatriz Bueno de Oliveira 9ºG
    No meu ponto de vista,acho que quem se cala e quem "torce" também são colaboradores para o ato,porque além de não ajudar o "alvo" contribui para que seja mais constante.

    ResponderExcluir
  26. David Daryk 9ºG
    Sim,na minha opinião quem presencia o ato do bullying e não faz nada para intervir na ação também esta participando do bullying.

    ResponderExcluir
  27. Oque eu acho e que tem pessoas que presencia o ato do bullyng mas asim mesmo não faz nada para parar assim se tornando um participante do bullying

    ResponderExcluir
  28. Rafael Dantas 9ºE
    Acho errado porque ao invés de chamar alguém para resolver ou fazer algo para parar,está contribuindo para o ato se tornando um participante.

    ResponderExcluir
  29. Iêda Victória, 9° C

    Horrível, pois além do espectador
    não ajudar a pessoa com aquilo sabendo pelo que ela está passando ainda incentiva com falas provocativas e incentivadoras, gravam e ainda tiram fotos, o que não é bom, pois deveria ou dizer isso à alguém ou tentar ajudar para acabar com o problema. Bullying não é só provocado através do autor mas também dos testemunhos que não fazem nada!!

    ResponderExcluir
  30. Rayssa Barbosa dos Santos 9C

    Na minha opinião eu acho quem presenciou também faz parte desse ato,pois quem viu e fica acalado é cumplece,se essa pessoa tem provas, o certo é fala a verdade,eu acho muito errado isso,porque tem pessoas que sabem quem foi o autor e fica calado,fazendo com que o bulling continue acontecendo casa dia que passa.

    ResponderExcluir
  31. Manoel gratuliano de Barros neto (9° ano E)
    Eu acho que os expectadores ao invés de interromper a briga e ficarem incentivando poderiam se pôr no lugar do menino que está sofrendo o bullying . O expectador que está gravando o vídeo poderia interromper a briga ,poderia ou pode, ser o maior causador do bullying e ter ajudado o menino que está sofrendo a ação se o vídeo circulou ou viralizou nas redes sociais, outras pessoas também poderiam "tirar sarro dele" até chegar às autoridades responsáveis !

    ResponderExcluir
  32. Alicia Lisboa (9º ano D)
    Eu acho que o expectador ao invés de ajudar quem está apanhando fica ali rindo ,incentivando o agressor pois eles acham que ficar vendo não é de algum modo participar.Como mostra no vídeo os meninos brigando e simplismente muitas pessoas sentadas ali vendo sem fazer nada.

    ResponderExcluir
  33. Beatriz Brito, 9°ano C
    As pessoas que vêem o bullying e não fazem nada para parar com isso estam contribuindo com o bullying de uma forma indireta, as vezes as pessoas não fazem nada por causa do medo mas se essas pessoas realmente querem acabar com o bullying elas devem tomar uma atitude sobre isso, como por exemplo denunciar quando ver alguém praticando bullying, devem a pessoa que está sofrendo bullying, elas devem tomar uma posição sobre esse assunto, as vezes não fazer nada e só assistir é pior do que praticar o próprio bullying.

    ResponderExcluir
  34. Maria Eduarda dos Santos (9°E)
    Na minha opinião isso é muito errado, não só quem pratica,como também os que incentivam. Porque se tem alguém pra achar graça do que eles estão fazendo, ficar rindo , aplaudindo , eles vão achar que estão fazendo a coisa certa, e isso não é certo. DIGA NÃO AO O BULLYING.

    ResponderExcluir
  35. Helena jamilly (9°G)
    Na minha opinião está muito errado isso,porque se você influencia pode ser até muito mal para quem está provocando o ato,pois só de você está gostando do que estão fazendo eles vão pensar que o que estão fazendo é legal e vai continuar então eu acho que não é certo

    ResponderExcluir
  36. Maria Eduarda Bezerra Teles(9°C)
    Ser espectador de um bullying é tão grave quanto ser o autor, pois presenciar um momento constrangedor como esse do vídeo, não só o do vídeo como vários outros e não tomar nenhuma providência é um apoio à mais que autor tem, com isso ele vai achar que ta no direito dele bater ou fazer algo do tipo com outras pessoas. Com o apoio do espectador o bullying só aumentar a cada dia, pois eles veem o ato e não faz nada pra impedir que aquilo aconteça...

    ResponderExcluir
  37. Micaelle de Oliveira Santos, 9° A
    Na minha opinião o espectador está errado pois está apoiando o ato do bullying, em muitos casos ocorrem agressão mas em outros é simplesmente com palavras, gestos, afetando o psicológico das pessoas. Isso leva a uma depressão ou até mesmo a morte. Quem rir, incentiva, está contribuindo para o bullying. E isso é errado.

    ResponderExcluir
  38. Rodrigo Antony Santos//9°ano D manhã.
    Sim, na minha opinião os espectadores estão errados. Pois eles estão vendo quem estar apanhando e não fazem nada o ficam incentivando mais a brigar, rindo e até mesmo gritando e contribui ao ato de Bullying. Acho isso muito errado no meu caso eu separava a brigar, porque ninguém dos que estavam rindo ou incentivando não queria estar lá apanhado.😉

    ResponderExcluir
  39. Pedro Henrique Costa Barros, 9°C

    Na minha opinião, o espectador está tão errado quanto o autor , pois ao invés de chamar alguém responsável como professores, inspetores ou até mesmo alguém da direção para resolver a situação , o espectador se comporta como se fosse uma plateia ou até mesmo uma torcida , incentivando ainda mais o bullying.

    ResponderExcluir
  40. Raíssa Raquel Santos Dos reis 9°A
    Na minha opinião o expectador que vê o bullying sendo praticado e não faz nada está contribuindo para que ele aconteça,como é no ambiente escolar poderiam falar com os diretores,supervisores etc... pois quando o individuo de uma forma ou de outra não faz nada, esta praticando de uma forma indireta como um cúmplice,tornando-se um ser da mesma forma que o agressor,não tem justificativa para o bullying, começa com uma brincadeirinha "boba" e acaba gerando um grande estrago levando até o suicídio.
    então se alguém presenciar ou sofrer o bullying não se cale,denuncie pois se unirmos forças podemos acabar com o bullying .

    ResponderExcluir
  41. nome: Izaías dos Anjos Correia Neto
    turma: 9 ano C

    Na minha opinião, o expectador é a lenha que alimenta o fogo do bullying , pois a torcida só faz o(s) agressor(es) querer(em) ganhar a brigar ou continuar,e no caso essa pessoas que estão expectando o bullying acontecer, ao invés de chamar alguém, fica torcendo,então eu acho que o expectador que esta lá no meio da ação e não faz nada e só fica torcendo, ele pode ser uma pessoa talvez pior do que o praticante pois se sente bem em presenciar o bullying e não fazer nada .

    Então esse foi a minha opinião

    FIM

    ResponderExcluir
  42. Carla Alícia Leite dos Santos 9ºC

    Tanto o espectador e o agressor são errados.Os espectadores desse vídeo presenciam o ato riem e filmam fazendo com que o agressor continue com o ato violento e fazendo com que a vitima saia machucada tanto psicologicamente como fisicamente,sendo que a vitima que sofre o bullying não reage aos insultos ou as "piadas" de seu agressor.Ambiente escolar não é lugar de violência tanto dentro e fora da escola.
    O único jeito de acabar com a violência dentro de escolas,ruas ou até em casa por motivos fúteis ou até por motivos que faz com que o agressor use a força e insultos como um ato "legal" e "chamativo" para os espectadores que estão no local riam,filmem e incentivem a bater em um inocente por ser diferente é algo totalmente errado,o único jeito de acabar com a violência é falar com um responsável mais próximo ou denunciar.

    ResponderExcluir
  43. Luiz Gustavo Melo de Oliveira 9°G

    Na minha opinião o espectador deve fazer algo sim pois,enves de ajudarem ficam filmando ou rindo em vez de ajudar o próximo às pessoas precisam de um pouco de impatia se colocar no lugar do outro e pensar em não queria que isso acontecesse comigo.

    ResponderExcluir
  44. Gabrielle Porfirio de Oliveira 9°A
    Na minha opinião,o espectador que não faz nada está sim incentivando o bullying, ao invés de ficar rindo ou ajudando no ato, deveriam respeitar uns aos outros independentemente das diferenças.

    ResponderExcluir
  45. Thaís Oliveira da Silva 9°A
    Na minha opinião, os espectadores contribuem de forma indireta para a disseminação do bullying, já que na maioria das vezes não relatam para autoridades maiores tudo o que presenciam pelos mais diversos motivos: o medo de também ser atacado pelos agressores, não saber como agir, ou simplesmente por achar algo comum e sem importância. Só que com isso eles estão "encobrindo" o indivíduo que pratica o bullying, e ao mesmo tempo prejudicando mais e mais a vítima, que suporta, muitas vezes, tudo sozinha. Mas é necessário falar. Somente assim nossas vozes serão ouvidas e vamos poder acabar com esse mal tão presente no mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  46. Ana Letícia 9°A
    Na minha opinião os espectadores também estão errados por apoiar aquele ato de covardia, os espectadores ao invés de ajudar a vítima ele também fica apoiando o agressor o que os espectadores deveriam fazer era procurar ajuda para que o agressor tivesse a sua devida punição e fazer com que as agressões físicas e verbais acabassem.

    ResponderExcluir
  47. Kevenny Wendell,9°D
    Na minha opinião,os espectadores estão errado também.Eles deviam tomar alguma atitude,ao contrário eles ajudam ou incentiva o bullying,os espectadores deviam separar a briga para não acontecer algo mais grave,enfim os espectadores estão errado,de não separarem ou de tomar alguma atitude sobre o ato do bullying.

    ResponderExcluir
  48. Leovitor Gama,9°D
    Na minha opinião os espectadores estão errados pois atuam de forma indireta para a prática do bullyning, sendo que o correto seria eles estarem impedindo as ações do agressor para que o bullyning não chegue em um ponto mais grave como morte, depressão e etc.

    ResponderExcluir
  49. Edilson Andrade 9° D
    Na minha opinião, o espectador está tão errado quanto o autor já que não faz nada para que a briga acabe e só incentiva. Em nenhum momento alunos tentam separar a briga, pelo contrário, incentivam e não fazem nada para ajudar. Alunos que não ajudam e só atrapalham, deveriam ser punidos também.

    ResponderExcluir
  50. Kauã Rodrigo 9°A
    Na minha opinião o agressor e o espectador tem quase a mesma função porque eles maltratam pessoas de formas verbais e físicas o espectador ao invés de ajudar a vítima ele fica do lado do agressor gravando vídeos e zuando com a vítima mas o dever dos espectadores era procurar a ajuda de uma pessoa com a autoridade de punir o agressor e assim ao invés de ser um vilão da história ele seria um herói.

    ResponderExcluir
  51. Diego Bezerra, 9° D
    Na minha opinião, o espectador deveria tomar a mesma punição que o autor. Pois os dois fazem a mesma coisa, zombam uma pessoa. Ao invés do espectador separar a briga, ele incentiva para que ela continue. Na verdade ele está tão errado quanto o autor !

    ResponderExcluir
  52. Ingrid Samara de Oliveira Pereira 9ºA
    Na minha opinião esse "espectador" pode contribuir indiretamente na agressão pelo simples fato de somente observar a ação do agressor e não intervir.
    Mas, analisando o lado desse 'espectador" também podemos concluir que ele possa se acovardar diante do ocorrido com medo também de ser agredido tanto na forma verbal quanto na forma física.

    ResponderExcluir
  53. Filipe oliveira vilela
    9º Ano A
    Na minha opnião a conversa o diálogo com os familiares e alunos devem sim ser praticadas, todos os efeitos morais que tomamos ao longo da nosssa vida vem a partir da comunicação e respeito
    O bullying assistido deve ser bem observado entre as pessoas pois a mesma punição deve ser aplicada a plateia, pois quem assiste pode falar livremente exceto em alguns casos que o agressor aplica medo ou ameaça.
    Em alguns casos a plateia pode estar tão envolvida com a agressão quanto com o agressor
    o ato de não falar e ver é um dos motivos que as pessoas praticam cada vez mais o bullying

    ResponderExcluir
  54. Thomaz Henrique Paverchi Santana Bento
    9 ANO C

    Na minha opinião o expectador é um dos principais praticantes do Bullyng pois ao invés dele forçar o praticante ele fica assistindo ou filmando o acontecimento. Essa atitude pode gerar que mais pessoas façam isso ao longo do dia. Ou seja é melhor forçar o agressor a parar de praticar do que ficar na plateia

    ResponderExcluir
  55. Kaio Santana Araújo 9°D
    O espectador é um dos culpados do bullyng,pois, incentiva a briga do meninos,o pior é que ninguém separa a briga,todo mundo só fica observando, não chama a direção,a prática do bullyng é comum nos dias de hoje,e os que sofre entra em depressão ou quer resolver de forma física o bullyng .

    ResponderExcluir
  56. Sillas Rios Cruz 9a cefem. Acredito que o espectador tem total culpa quanto os Agressores que na maioria das vezes sao amigos dos tais praticadores do ato, assim atiçando cada vez mais para aquela ação, nao ajudando a vitima. pelo ao contrario, fazendo agressões verbais e intimidando-a

    ResponderExcluir
  57. Caio Alves Sobral 9anoD

    Na minha opinião o espectador participou do bullying, pelo motivo que ele não fez nada para evitar que o menino sofresse a agressão, e além de não ter evitado ele ajudou o aluno a praticar o bullying filmando e rindo do aluno q sofria o bullying

    ResponderExcluir
  58. Evaristo Felipe 9 Ano D



    Minha opinião é que os espectadores  como pessoas não deveriam rir, xingar, filmar ou até mesmo incentivar o bullying , dessa forma eles estão apoiando esse tipo de abuso de uma forma indireta. As pessoas gravam e acham isso engraçado postando assim na internet; não sabem que o que estão fazendo também é considerado como bullying.

    É importante não ter medo e DENUNCIAR o bullying para que algo de pior não venha a acontecer.

    ResponderExcluir
  59. Evaristo Fabrício, 9D

    Para mim é totalmente verídico , nunca há realmente um agressor , os espectadores que muitas vezes passam uma mensagem de incentivo ao agressor , torcida ou até mesmo uma " ajudinha " são indiretamente agressores .
    O medo é o principal motivo dado para que muitos espectadores ou até mesmo a vítima não denunciem o agressor , mas esse pensamento tem que ser apagado , DENUNCIE acima de tudo !
    Já outros acham o bullying algo totalmente natural de um ambiente com vários adolescentes,pensamento mais sem noção,em minha opinião.
    Mesmo sem agredir a vítima e apenas incentivar o agressor ou não sair em defesa da vítima e fazer piadas com o fato saiba , você querendo ou não,
    está indiretamente praticando bullying!
    É inaceitável o que os adolescentes fizeram naquele vídeo,com torcidas e apoio a briga,agindo apenas como espectadores que acham que o praticante de bullying é apenas o agressor.

    ResponderExcluir
  60. Evaristo Felipe 9 Ano D



    Minha opinião é que os espectadores  como pessoas não deveriam rir, xingar, filmar ou até mesmo incentivar o bullying , dessa forma eles estão apoiando esse tipo de abuso de uma forma indireta. As pessoas gravam e acham isso engraçado postando assim na internet; não sabem que o que estão fazendo também é considerado como bullying.
    É importante não ter medo e DENUNCIAR o bullying para que algo de pior não venha a acontecer.

    ResponderExcluir
  61. Pedro Lucas da Cruz Nogueira 9 ano Gterça-feira, 14 março, 2017

    A maioria das pessoas não denúncia crianças, adolescentes e adultos fazendo bullying e isso é errado a pessoa que sofreu bullying pode tirar a sua própria vida temos que denunciar.

    ResponderExcluir
  62. Mayanne Layse, 9° D

    A partir do momento que o espectador não tem nenhuma atitude,seja ela de apartar ou de denunciar o bullying, ele acaba sendo um terceiro personagem responsável pela continuidade do conflito. Muitas vítimas têm medo de denunciar seus agressores e acabam convivendo com um bullying cada vez mais constante, onde em muitos casos, a vítima chega a tirar a própria vida. Além de tudo, o bullying faz mal ao aluno, ele prejudica seu rendimento escolar, a sua atenção em sala de aula, seu desempenho esportivo, sua alimentação e seu bom relacionamento com as pessoas. Deve-se denunciar qualquer caso de bullying, seja ele visto pela sociedade como uma brincadeira "inofensiva", ou até mesmo forte e constante.

    ResponderExcluir
  63. Jullye Rodrigues-9° D

    O bullying está cada dia mais constante na sociedade,o espectador na maioria das vezes apenas observa o ato ou agrava o caso, como na divulgação de imagens,vídeos e fofocas.O papel do espectador é extremamente importante,mas na maioria dos casos não percebemos seu reconhecimento,todo caso de bullying deve ser denunciado por quem já observou esse ato.O espectador deve denunciar qualquer tipo de agressão,seja ela física ou verbal,até aquelas que muitos consideram uma brincadeira.O bullying atualmente é um dos problemas mais encontrados nas escolas,ele dificulta no aprendizado do aluno,em sua comunicação com adolescentes de sua idade,e existem casos de suicidio relacionados ao bullying.Então caso você seja um espectador, denuncie o agressor!

    ResponderExcluir
  64. Pedro Victor 9D
    O espectador por um lado não tem culpa pois ele pode ter medo de sofrer o mesmo que a vitima esta sofrendo,por isso que não defende,e por outro lado ele tem culpa pois ele pode ser uma testemunha anonima ninguém precisa saber que foi ele q ajudou a vitima e também tem muitos espectadores que ficam com risadinhas e isso é muito vergonhoso e ruim pra vitima

    ResponderExcluir
  65. Ryellen Karoline-9° D

    O espectador na maioria dos casos de bullying não toma nenhum tipo de atitude, considerando que na maioria das vezes ele só observam o ato de violência e não denunciam o caso. O espectador tem um papel extremamente importante, mas seu valor não é reconhecido.Por algum motivo a vítima têm medo de denunciar o caso,na maioria das vezes por conta de ameaças feitas pelos agressores,o caso se agrava quando os espectadores divulgam o bullying, com vídeos na internet e etc.Caso você seja um espectador, denuncie ocaso.

    ResponderExcluir
  66. Lorhane Porto-9° D

    Por conta de ameças ou até mesmo por medo o espectador não dencuia o caso de bullying que ele presenciou, na maioria daz vezes quase ninguém fica sabendo do bullying, ou quando sabem descobrem da pior forma, atráves de vídeos e imagens divulgados, os adolescente e as crianças são os que mais sofrem.O espectador tem um papel importante,mas só quando é utilizado com sabedoria,denunciando o caso para que alguém tome uma providência.

    ResponderExcluir
  67. Layla Francisca 9°F

    Na minha opinião o espectador Que não tomam atitude para acabar com quem está praticando ato ou Está incentivando,é porque não está se importando com o ato ou está achando que é uma brincadeira,mesmo o espectador sabendo que isso é um crime ele não faz nada para acabar com o ato e ainda fica observando ou rindo.

    ResponderExcluir
  68. Erlans Bruno Lima Vieira 9A

    Na minha opnião os espectadores estão completamente errados, eles não fazem nada pra ajudar , pelo contrário, eles meio que incentivam a briga e fazem enxame espalhando os rumores pras pessoas através das redes sócias e fofocando , fazendo com que isso vire uma notícia que é recebida como algo normal,sendo que não é. O bullying está ficando cada vez mais sério , é preciso tomar providências o mais rápido possível para parar o mais rápido possível , o bullying é um maltrato muito sério , machuca muito psicológicamente ou até mesmo também físicamente. É preciso parar com o bullying, bullying n é notícia que se goste, que se espelha como algo normal , bullying é um maltrato horrível e precisa ser parado urgentemente.

    ResponderExcluir
  69. Cauane Ifebola Santos/9°G

    O espectador é uma peça principal tanto para a continuidade do conflito, quando para o fim. Ele estará colaborando com a continuação do ato com palavras de incentivo, risadas, como torcida, transmitindo imagens ou fofocas, reforçando a agressão ou até mesmo ficando calado, todos esses fatores que colaboram para que o bullying continue devem ser combatidos, ao invés de fazer tais coisas, seria melhor tentar parar o conflito ou informar à algum responsável que possa fazer isso por você. O bullying é algo muito grave, e infelizmente muito comum, e prescisa ser combatido!

    ResponderExcluir
  70. Vinicius Pereira 9ano A

    O espectador também participa,porque ele esta rindo da vítima,com isso ele está colaborando com a pratica

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Lorena Vieira 9 "D"

    Podemos sim dizer que de certa forma o espectador também colabora com o bullying, pois a partir do momento que ele incentiva o ato de agressão ele está colaborando com o ato, e da mesma forma que ele presencia e não fala nada por medo ou por achar que é só uma "brincadeirinha" e que não irá ter uma conseqüência na vida de quem sofre a agressão. Das duas formas o espectador é sim a terceira pessoa no ato do bullying independente da forma que ele haja. O bullying é algo que precisa acabar, se você sofre não precisa ter medo basta denunciar, quanto mais cedo melhor.

    ResponderExcluir
  73. César Gabriel Souza Florêncio 9°D

    Na minha opinião , os espectadores estão totalmente errado , pois eles estão incentivando a briga , rindo e até gritando contribuindo o ato Bullying , nesse tipo de atitude só leva constrangimento a vítima podendo leva um trauma psicológico , no meu caso eu separava a briga porque eu não ia gostar se fosse eu que estivesse apanhando e sofrendo Bullying.

    ResponderExcluir
  74. Milena Satos Ribeiro 9• A

    Acho que os espectadores estão errados pois estão dando incentivo as pessoas cometendo o Bullyng indereto . Acho que temos que respeitar um ao outro da forma que eles são , Branco , negro ,gordo , magro , alto ou baixo !

    ResponderExcluir
  75. Fernanda Soares-9G

    Os espectadores estão errados, pois fazendo isso vai incentivar as pessoa que estão praticando o bullying e não vai acebar com isso tão cedo. As pessoas não deveriam incentivar e sim ajudar as pessoas que estao sofrendo.

    ResponderExcluir
  76. Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder
    Milena Almeida - 9 F

    ResponderExcluir
  77. Porém o bullying é mt sofrido, principalmente por pessoas magras ou gordas demais...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO - Já que o blog está aberto para postagens (ANÔNIMOS), solicitamos que os comentaristas deixem email a fim de identificação, caso contrário as postagens serão excluídas. (Aos meus alunos que utilizam este blog como ferramenta contínua de estudos, desconsiderar esta observação).
Obrigado pela tua participação!