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quarta-feira, 25 de maio de 2016
segunda-feira, 23 de maio de 2016
1º Anos - Revisão (Avaliativa) - (2ª Bimestral)
Prezados discentes,
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domingo, 8 de maio de 2016
Resposta ( Livro da pág 31 a 38) - 1º anos CEFEM/SESI
Pág 30
1)
R- A linguagem está adequada. Utilizou-se a linguagem formal, adequada a
uma revista de circulação nacional. Pode-se notar também que o entrevistado
possui um grau de escolaridade avançado (é médico psiquiatra).
2)
R – Que se deve respeitar a individualidade de
cada um no relacionamento e que o amor romântico do século XIX está dando espaço
a outros modos de amar
3)
Os pronomes EU e VOCÊ se referem ao entrevistado
( Fávio Gikovate).
4)
Em “ele pulará todas essas etapas” – o referente
é “um jovem “
Em “elas ganharão mais do que
eles” – o referente de elas é (moças) e de eles (rapazes)
Em “(...), entendiam apenas que
alguns dias eles seriam (...)” – o referente de eles é (homens)
Em “quando ela quer ir...” – o referente
é (minha mulher).
5)
a) R – O referente
de “então” é (século XIX)
b)
R- “Agora” se relaciona de forma antagônica a “No passado”.
Pág 31
1)
R - O entrevistado apresenta uma “conclusão” contrariando
a sua própria opinião.
2)
R- Exprime
um processo que se iniciou a pouco tempo (antes do momento da fala do
entrevistado).
3)
R- A referência é situacional, pois não há
menção a datas no texto.
4)
R- Ele não gosta de ópera.
5)
Resposta muito pessoal
6)
R- Hoje – trata-se de uma referenciação “exofórica”
(fora do texto)
7)
R – Consiste no jogo temporal “nós próximos anos”
e “hoje”. O futuro já ocorre no presente.
Pág 34, 35 e 36
1 – e
2 – e
3 – a
4 – c
5 – a
6 – c
7 – b
Pág 37 e 38
1 – a
2 – a) Entende-se que - Geralmente,
sim. Falamos de uma “forma natural” em que as palavras fluem “sem uma certa”
preocupação com a gramática normativa.
b) A expressão “meter
o bico” pode ser substituída por (intrometer-se), já a expressão “de orelhas
murchas” pode ser substituída por (cabisbaixa, humilhada, envergonhada).
3) R- “Acho isso diabólico, significa que deveríamos negar
às pessoas o direito à vida” Faz-se referência a (aceitar o
envelhecimento como ele é, não interferindo nesse processo)
4) R- a) Usa-se a “transgressão da ortografia”, ou seja, a
escrita reproduz a fala dos personagens.
b) Não, esses
fenômenos da linguagem (o modo de falar de Chico) também podem estar presentes
nas regiões urbanas e não refletem, necessariamente, escolaridade ou classe
social do falante.
5) R- 001 + 002 = 003
6) e
7) a) Sim, já que o padre utiliza palavras, exemplos de
metáfora do universo de Augusto Matraga, um homem do campo, um vaqueiro rude.
b) Duas frases são
equivalentes: “(Deus) não tira o estribo do pé de arrependido nenhum” e “o
Reino do Céu (...) ninguém tira de sua algibeira”.
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Gênero Textual: Carta de leitor - AT - Instruções. (1º anos SESI) (Encerrada)
Carta de Leitor
A carta do leitor, como o próprio
nome expõe, é escrita pelo leitor de uma revista ou jornal. Em geral, as cartas
do leitor têm várias finalidades, dentre elas: elogiar a publicação, a matéria
ou até mesmo o jornalista pela qualidade ou pela abordagem do assunto
expressando aprovação aos fatos e ideias mencionadas; criticar a publicação ou
o jornalista pela qualidade ou pela abordagem do assunto da matéria ou da
reportagem; discordar dos fatos ou das ideias defendidas em um texto publicado
na revista ou no jornal.
Ao escrever a carta do leitor, o
leitor deve defender suas ideias por meio de argumentos, portanto, o argumento
é o sustento dessas cartas que objetivam convencer sobre sua opinião.
Normalmente, as revistas e jornais de grande circulação têm uma seção exclusiva
para a publicação das cartas dos leitores.
A revista ao disponibilizar espaço
para essa publicação espera que outros leitores sejam incentivados a escrever
para a revista ou jornal, assim, os editores desses suportes podem inteirar-se
do que agrada ou não seus leitores, fato que pode lhes auxiliar nas futuras
publicações.
A carta do leitor é escrita para ser
publicada e tem como público-alvo, inicialmente, os editores da revista ou do
jornal, o jornalista responsável pela matéria sobre a qual se opina e, por fim,
os demais leitores.
Disponível em: http://www.coladaweb.com/redacao/carta-do-leitor
Leia mais sobre CARTA de Leitor em:
Leia mais sobre CARTA de Leitor em:
Instruções
1º - Leia a página 32 do livro de Produção de Texto.
2º - Agora, depois de ler, também, a página 33, você, TRISTE FIM, irá produzir uma Carta de Leitor.
3º - A matéria base, para a produção da carta, será a que está na página 32, sobre Percepção da Corrupção. Abaixo, você tem alguns links para ajudar a leitura e estimular seus argumentos.
4º - Faça o download da carta e siga a estrutura que aparece no link abaixo.
5º - A carta deve ter no mínimo 12 linhas e no máximo 20.
6º - A carta deve ser escrita de PRÓPRIO PUNHO, em caneta esferográfica preta ou azul e papel ofício A4.
7º - Entregar na aula seguinte. (Sábado letivo não se conta para a entrega)
8º - As CARTAS copiadas da INTERNET serão zeradas.
Atenciosamente,
Profº Albaney Santana
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