Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Gênero Textual: Carta de leitor - AT - Instruções. (1º anos SESI) (Encerrada)


Carta de Leitor

A carta do leitor, como o próprio nome expõe, é escrita pelo leitor de uma revista ou jornal. Em geral, as cartas do leitor têm várias finalidades, dentre elas: elogiar a publicação, a matéria ou até mesmo o jornalista pela qualidade ou pela abordagem do assunto expressando aprovação aos fatos e ideias mencionadas; criticar a publicação ou o jornalista pela qualidade ou pela abordagem do assunto da matéria ou da reportagem; discordar dos fatos ou das ideias defendidas em um texto publicado na revista ou no jornal.
Ao escrever a carta do leitor, o leitor deve defender suas ideias por meio de argumentos, portanto, o argumento é o sustento dessas cartas que objetivam convencer sobre sua opinião. Normalmente, as revistas e jornais de grande circulação têm uma seção exclusiva para a publicação das cartas dos leitores.
A revista ao disponibilizar espaço para essa publicação espera que outros leitores sejam incentivados a escrever para a revista ou jornal, assim, os editores desses suportes podem inteirar-se do que agrada ou não seus leitores, fato que pode lhes auxiliar nas futuras publicações.

A carta do leitor é escrita para ser publicada e tem como público-alvo, inicialmente, os editores da revista ou do jornal, o jornalista responsável pela matéria sobre a qual se opina e, por fim, os demais leitores.
Disponível em: http://www.coladaweb.com/redacao/carta-do-leitor

Leia mais sobre CARTA de Leitor em:

Instruções

1º - Leia a página 32 do livro de Produção de Texto.
2º - Agora, depois de ler, também, a página 33, você, TRISTE FIM, irá produzir uma Carta de Leitor.
3º - A matéria base, para a produção da carta, será a que está na página 32, sobre Percepção da Corrupção. Abaixo, você tem alguns links para ajudar a leitura e estimular seus argumentos.




4º - Faça o download da carta e siga a estrutura que aparece no link abaixo. 

5º -  A carta deve ter no mínimo 12 linhas e no máximo 20.
6º - A carta deve ser escrita de PRÓPRIO PUNHO, em caneta esferográfica preta ou azul e papel ofício A4.
7º - Entregar na aula seguinte. (Sábado letivo não se conta para a entrega)
8º - As CARTAS copiadas da INTERNET serão zeradas. 

Atenciosamente,

Profº Albaney Santana