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1 - a
2 - d
3 -
a) Os textos de divulgação científica são construídos com recursos linguísticos tais como: uso de expressões (isto é / ou seja) ao lado de conceitos e termos técnicos.
b) A partir da comparação entre pessoas que fizeram exercício e tomaram vitaminas e pessoas que fizeram execício e não tomaram vitaminas, ou seja, a diferença reside no fato de tomar ou não vitaminas após a prática de exercícios. Sendo assim, a ingestão de vitaminas, após os exercícios, não promove a longevidade e a redução do diabetes tipo 2.
Para Praticar
- Muitos séculos atrás, refletindo sobre a temporalidade, Santo Agostinho confessou que, embora tivesse uma noção tácita de tempo aparentemente não problemática , não seria capaz de fornecer uma definição explícita desse conceito.
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Para Praticar - Poderia ficar assim:
- Não é possível deixar de sacrificar pelo menos um quê da bondade divina.
- É impossível não sacrificar pelo menos um quê de bondade divina.
Para Aprimorar
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a) - A expressão " que seja assim" revela uma ideia de concessão. (qualquer resposta que preserve essa ideia é aceitável).
b) - Considere que tanto a novidade como a redundância podem ser desejáveis porque pertencem a campos distintos: a novidade liga-se à racionalidade (cabeça), a redundância aos sentimentos (coração).
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13 - Crônica, narrativa autobiográfica ou memórias.
14 - Predomina as funções emotiva e referencial. (O narrador imprime um tom coloquial ao texto e emite alguns juízos de valor).
15 - Predominam as sequências narrativas.
16 - " Aí por volta de 1910", "Quando fui para escola", "Durante o curso", "Daí por diante", " Depois, já rapaz" e " Então".
17 - A narrativa se inicia no ambiente familiar (um microssomo), passa para o ambiente escolar (segundo lar), e chega às mesas dos bares, ou seja, o cordão umbilical se rompe e descortina-se o macrocosmo.
18 - Chovia muito. POTES tem valor de advérbio de intensidade.
19 - O jornal foi o primeiro elemento que mostrou o mundo para a criança e foi pela leitura do jornal que Drummond formulou suas primeiras hipóteses sobre o mundo da escrita.
20 - Inicialmente, representam a possibilidade das palavras e posteriormente, passaram a representar a descoberta da literatura.
21 - Uma sequência Explicativa.
22 - Resposta pessoal.
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