Pesquisar neste blog

domingo, 26 de abril de 2015

Trovadorismo e Humanismo - 2º TPG-A

          Abaixo, vocês terão uma atividade de autoajuda; a qual cada questão valerá 0,2 (dois décimo). Não é parte da nota, mas sim, algo que será acrescentado à média escolar, acaso vocês fiquem abaixo da mesma. (OBS – abaixo da média escolar na nota da 2ª AM). A pontuação será acrescentada até atingir a média (ou não, no caso daqueles que com essa pontuação EXTRA não consigam, atingi-la) não sendo dado nenhum décimo a mais para que ultrapassem a média escolar com essa atividade, digo -  aqueles que tiverem média não receberão nenhum décimo.
            Vocês, caros discentes, terão uma imensa responsabilidade. A média escolar sempre depende de vocês, estou, apenas ajudando, dando oportunidade.

Esta atividade começará dia 27/04/15 (às 00hs) e se encerrar dia 28/04/15 (23:59), segundo o horário oficial brasileiro.

Lembrem-se de por seu nome completo e apenas deem as  respostas seguindo a ordem abaixo como aparece no exemplo:

1 –  V/F/V/F/V/F
2 –  
3 – d
4 –  
5 - V/F/V/F/V/F

Atividade 

01. Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, coloque V ou F para os itens abaixo:

a) (    ) o Trovadorismo ocorre paralelamente em Portugal e no Brasil.
b) (   ) Sobre o HUMANISMO, em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
c) (    ) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo. 
d) (   ) Sobre o HUMANISMO, representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
e)  (   ) Tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da exuberância   medieval.

02.
                                                Senhor feudal

                                                 Se Pedro Segundo
                                                 Vier aqui
                                                 Com história
                                                 Eu boto ele na cadeia.    
                                                  (Oswald de Andrade)

O título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma a um conceito que está presente o tempo todo. Que conceito é esse e como ele se desenvolvia nessas cantigas?

Obs - (Questão discursiva – máximo 10 linhas)


03Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na cantiga de amor encontramos uma purificação do apelo erótico, isto é, a idealização do amor.
b) Na cantiga de amigo, o eu-lírico é feminino e canta a saudade do amigo (namorado) que partiu.
c) Gil Vicente escreveu o auto da  barca do Inferno.
d) As cantigas de maldizer utilizavam muitas vezes o erotismo.
e) As cantigas de escárnio é uma sátira direta e de humor picante.

04. Sobre o contexto  histórico, discorra sobre a decadência do trovadorismo e ascensão do humanismo.
Obs - (Questão discursiva – máximo 10 linhas)


05.  Sobre  Fernão Lopes e Gil Vicente , coloque V ou F.

a) (    ) Gil Vicente se revolta contra o cristianismo.
b) (    ) Sobre a obra de Fernão Lopes, podemos destacar: o Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição.
c) (     ) As obras de Gil Vicente, também, se destacam por terem sidas escrita em prosa.
d) (     ) Foi um dos pontos cruciais nas obras de Gil Vicente - a preocupação com o homem e com a religião.
e) (    ) A obra de Fernão Lopes tem um caráter essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional.

Que Deus os proteja!

16 comentários:

  1. 1-F
    V
    F
    F
    V
    2- indica que a ironia se dirige aos 'donos' da economia e do poder, que permanecem inalterados mesmo depois da Monarquia. O poeta assim indiretamente faz uma denúncia da atualidade.quis dizer que o tempo do império já havia acabado definitivamente no Brasil, e, Dom Pedro II deveria ser mesmo o último dos imperadores, e devia ceder seu lugar à república.
    3-B
    4-A estética trovadoresca começou seu declínio a partir do reinado de D. Afonso IV, quando os laços que ligavam Portugal e Espanha se cortaram e cada país buscou sua própria identidade. Com isso, o galego-português começou na desaparecer, dando lugar a outras formas de expressão.

    O próprio feudalismo, devido à formação de cidades e ao surgimento de uma nova classe social (a burguesia), voltada para o comércio, iniciou um processo de transformação, dando lugar ao mercantilismo.
    ascensão do humanismo= nao sei esse ;(
    5- v
    v
    f
    f
    v
    yuri guedes

    ResponderExcluir
  2. Rita de Cássia Marques Couto
    01.
    a) ( F )
    b) (V )
    c) ( F )
    d) ( F )
    e) ( V )

    02. A vassalagem é um pacto existente entre nobres e reis – um pacto de honra e de fidelidade. Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. Pois essa hierarquia social era extremamente fortificada. Ou seja, o pacto era consolidado através do juramento, onde o nobre que requisitava o auxílio passaria a partir de então a ser um suserano, e o que oferecia seus préstimos chamava-se de vassalo. A divisão ocorria da seguinte forma: no topo, encontravam-se os nobres, em seguida os pequenos nobres, e mais abaixo, nobres menores ainda; lá na última camada estavam os camponeses que não possuíam terras. Uma vez que, é necessário lembrarmos que os camponeses trabalhavam na terra e os nobres eram responsáveis pela força militar.
    03. a
    04.
    A cultura trovadoresca, surgida entre os séculos XI e XII, reflete bem o momento histórico que caracteriza o período. Na Europa era o momento das cruzadas, na península ibérica, a luta contra os mouros. O poder político estava dominado pelo feudalismo ao passo que o poder espiritual estava nas mãos do clero católico, detentor da cultura e responsável pelo pensamento teocêntrico (Deus como centro de todas as coisas).
    Este sistema político será transferido na poesia: O amor vai ser uma relação de vassalagem feudal já que as formas de pensamento são feudais. O que quer dizer que o Feudalismo engendra uma forma de pensar feudal. Como o capitalismo engendra uma forma de pensar capitalista.
    O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, também conhecida como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Tem como marcos iniciais as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que o precederam.
    Historicamente, o Humanismo foi um movimento intelectual italiano do final do século XIII que espalhou-se para quase toda a Europa, isto porque, após a queda de Constantinopla em 1453, muitos intelectuais gregos (professores, religiosos e artistas) refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma nova visão de mundo, mais antropocêntrica (o homem como o centro do universo), indo de encontro à visão teocêntrica medieval (deus como o centro do universo).


    05.
    a) (V)
    b) (V )
    c) (F )
    d) (F )
    e) (V)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-V\F\F\V

      2-Todos os textos poéticos dessa primeira época,eram acompanhados de musica e normalmente cantados em coro,dai serem chamados de cantigas.A vassalagem é um pacto existente entre nobres e reis – um pacto de honra e de fidelidade. Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. Pois essa hierarquia social era extremamente fortificada.

      3-A

      4- A cultura trovadoresca,reflete bem o momento histórico que caracteriza o periodo:na Europa Cristã,a organização das Cruzadas em direção ao Oriente,na Península Ibérica,a luta contra os mouros;o poder descentralizado e as relações entre os nobres determinadas pelo feudalismo(a vassalagem): o poder espiritual em mãos do clero católico,detentor da cultura e responsável pelo pensamento teocêntrico(Deus como centro de todas as coisas

      5-V\V\F\F\V

      Excluir
  4. Izaquiel Oliveira Assis

    1-F/V/V/V/V

    2- Através da Cerimônia de Vassalagem garantia-se apoio armado ao senhor, principal razão da pratica de vassalagem. Em troca de um feudo e da proteção do senhor, o vassalo lhe garantia assistência militar, o provisionamento de cavaleiros, hospedagem, participação nos tribunais do senhor e garantia de pagamento de resgate, em caso de captura do senhor. Dessa maneira, afirmam-se as relações de dependência pessoal, de vassalagem, garantindo aos senhores aumentar continuamente sua força militar, através do apoio armado que recebiam de seus vassalos (camponês).

    3- E

    4- Os reis já não mantinham os trovadores nos palácios, sob sustento do Estado, passou a ser muito caro esse mecenatismo real, portanto deixaram de proteger os poetas, não era rentável, ao contrário era um custo grande. Os escritores acabam conhecendo outros gêneros literários como odes, elegias, éclogas, oitavas, redondilhas, versos decassílabos, etc. Isso tudo constituía o moderno para a época; o próprio teatro sai do seio da igreja e conhece novas formas para se apresentar em praça pública, culminando depois em GIl Vicente.
    Convencionou-se determinar como marco inicial do Humanismo a nomeação de Fernão Lopes como guarda-mor da Torre do tombo, em 1418. Seu término ocorre em 1527, quando Francisco de Sá de Miranda retorna a Portugal.
    O Humanismo caracteriza-se, acima de tudo, como o início da renovação cultural portuguesa e deixam sua marca na produção artistica onde o homem ganha forma, expressão e proporção.

    5- F/F/V/V/V

    Amém, que Deus te proteja também professor!

    ResponderExcluir
  5. Lucas Miguel Sales

    1-F/V/V/V/F

    2-Vassalagem é um pacto existente entre nobres e reis – um pacto de honra e de fidelidade. Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. Pois essa hierarquia social era extremamente fortificada.Através da Cerimônia de Vassalagem garantia-se apoio armado ao senhor, principal razão da pratica de vassalagem. Em troca de um feudo e da proteção do senhor, o vassalo lhe garantia assistência militar

    3- E

    4-A cultura trovadoresca,reflete bem o momento histórico que caracteriza o periodo:na Europa Cristã,a organização das Cruzadas em direção ao Oriente,na Península Ibérica,a luta contra os mouros;o poder descentralizado e as relações entre os nobres determinadas pelo feudalismo(a vassalagem): o poder espiritual em mãos do clero católico,detentor da cultura e responsável pelo pensamento teocêntrico(Deus como centro de todas as coisas

    5- F/V/V/F/V

    ResponderExcluir
  6. 1-V/F/V/V/V

    2-. A vassalagem é um pacto existente entre nobres e reis – um pacto de honra e de fidelidade. Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. Pois essa hierarquia social era extremamente fortificada. Ou seja, o pacto era consolidado através do juramento, onde o nobre que requisitava o auxílio passaria a partir de então a ser um suserano, e o que oferecia seus préstimos chamava-se de vassalo. A divisão ocorria da seguinte forma: no topo, encontravam-se os nobres, em seguida os pequenos nobres, e mais abaixo, nobres menores ainda; lá na última camada estavam os camponeses que não possuíam terras. Uma vez que, é necessário lembrarmos que os camponeses trabalhavam na terra e os nobres eram responsáveis pela força militar.

    3-A

    4-Na Europa era o momento das cruzadas, na península ibérica, a luta contra os mouros. O poder político estava dominado pelo feudalismo ao passo que o poder espiritual estava nas mãos do clero católico, detentor da cultura e responsável pelo pensamento teocêntrico (Deus como centro de todas as coisas).O que quer dizer que o Feudalismo engendra uma forma de pensar feudal. Como o capitalismo engendra uma forma de pensar capitalista.
    O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, também conhecida como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Tem como marcos iniciais as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que o precederam.istoricamente, o Humanismo foi um movimento intelectual italiano do final do século XIII que espalhou-se para quase toda a Europa, isto porque, após a queda de Constantinopla em 1453, muitos intelectuais gregos (professores, religiosos e artistas) refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma nova visão de mundo, mais antropocêntrica (o homem como o centro do universo), indo de encontro à visão teocêntrica medieval (deus como o centro do universo).
    5-(V)
    b) (V )
    c) (F )
    d) (F )
    e) (V)


    Marcos Wendell da Silva Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-V/F/V/V/V

      2-. A vassalagem é um pacto existente entre nobres e reis – um pacto de honra e de fidelidade. Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. Pois essa hierarquia social era extremamente fortificada. Ou seja, o pacto era consolidado através do juramento, onde o nobre que requisitava o auxílio passaria a partir de então a ser um suserano, e o que oferecia seus préstimos chamava-se de vassalo. A divisão ocorria da seguinte forma: no topo, encontravam-se os nobres, em seguida os pequenos nobres, e mais abaixo, nobres menores ainda; lá na última camada estavam os camponeses que não possuíam terras. Uma vez que, é necessário lembrarmos que os camponeses trabalhavam na terra e os nobres eram responsáveis pela força militar.

      3-A

      4-Na Europa era o momento das cruzadas, na península ibérica, a luta contra os mouros. O poder político estava dominado pelo feudalismo ao passo que o poder espiritual estava nas mãos do clero católico, detentor da cultura e responsável pelo pensamento teocêntrico (Deus como centro de todas as coisas).O que quer dizer que o Feudalismo engendra uma forma de pensar feudal. Como o capitalismo engendra uma forma de pensar capitalista.
      O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, também conhecida como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Tem como marcos iniciais as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que o precederam.istoricamente, o Humanismo foi um movimento intelectual italiano do final do século XIII que espalhou-se para quase toda a Europa, isto porque, após a queda de Constantinopla em 1453, muitos intelectuais gregos (professores, religiosos e artistas) refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma nova visão de mundo, mais antropocêntrica (o homem como o centro do universo), indo de encontro à visão teocêntrica medieval (deus como o centro do universo).

      5-(V)
      b) (V )
      c) (F )
      d) (F )
      e) (V)

      Carlos Henrique Santos Andrade

      Excluir
  7. 1- V/F/V/V/V/
    2-Dentro das práticas do feudalismo existem várias relações nas formas de trabalho, relações tidas com compromissos e obrigações, existindo aqui a classe dominada e a dominante, esta se hierarquiza por meio de vassalagem e de subenfeudação. A vassalagem tinha sua importância na garantia mínima de coesão da classe dominadora que asseguravam a reprodução das relações sociais de produção implantadas. Assim, o vassalo ganha a terra à lealdade, subsídio nas batalhas, pagamento de resgate. Percebe-se então que, a vassalagem vem a ser um pacto existente entre nobre(s) e rei(s) – um pacto de honra e de fidelidade. Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles.
    3-A
    4-O surgimento da Trova está intimamente ligado à poesia da Idade Média. Durante a Idade Média, Trova era o sinônimo de poema e letra de música. Hoje a Trova possui a sua conceituação própria, diferenciando da Quadra e da Poesia de Cordel, e do Poema musicado da Idade Média.

    Trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa. Esse movimento literário compreende o período que vai, aproximadamente do século XII ao século XIV. A partir desse século, Portugal começava a afirmar-se como reino independente, embora ainda mantivesse laços econômicos, sociais e culturais com o restante da Península Ibérica. Desses laços surgiu, próximo à Galícia (região ao norte do rio Douro), uma língua particular, de traços próprios, chamada galego-português. A produção literária dessa época foi feita nesta variação lingüística.

    A cultura trovadoresca refletia bem o panorama histórico desse período: as Cruzadas, a luta contra os mouros, o feudalismo, o poder espiritual do clero.

    O período histórico em que surgiu o Trovadorismo foi marcado por um sistema econômico e político chamado Feudalismo, que consistia numa hierarquia rígida entre senhores: um deles, o suserano, fazia a concessão de uma terra (feudo) a outro indivíduo, o vassalo. O suserano, no regime feudal, prometia proteção ao vassalo como recompensa por certos serviços prestados.
    5-F/V/V/F/V

    Chrystian de Oliveira Silva

    ResponderExcluir
  8. 1-V/F/V/V/V

    2-. Conceito de vassalagem. A vassalagem é um pacto existente entre nobres e reis – um pacto de honra e de fidelidade. Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. Pois essa hierarquia social era extremamente fortificada. Ou seja, o pacto era consolidado através do juramento, onde o nobre que requisitava o auxílio passaria a partir de então a ser um suserano, e o que oferecia seus préstimos chamava-se de vassalo. A divisão ocorria da seguinte forma: no topo, encontravam-se os nobres, em seguida os pequenos nobres, e mais abaixo, nobres menores ainda; lá na última camada estavam os camponeses que não possuíam terras. Uma vez que, é necessário lembrarmos que os camponeses trabalhavam na terra e os nobres eram responsáveis pela força militar.

    3-A

    4-A cultura trovadoresca, surgida entre os séculos XI e XII, reflete bem o momento histórico que caracteriza o período. Na Europa era o momento das cruzadas, na península ibérica, a luta contra os mouros. O poder político estava dominado pelo feudalismo ao passo que o poder espiritual estava nas mãos do clero católico, detentor da cultura e responsável pelo pensamento teocêntrico (Deus como centro de todas as coisas).
    Este sistema político será transferido na poesia: O amor vai ser uma relação de vassalagem feudal já que as formas de pensamento são feudais. O que quer dizer que o Feudalismo engendra uma forma de pensar feudal. Como o capitalismo engendra uma forma de pensar capitalista.
    O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, também conhecida como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Tem como marcos iniciais as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que o precederam.
    Historicamente, o Humanismo foi um movimento intelectual italiano do final do século XIII que espalhou-se para quase toda a Europa, isto porque, após a queda de Constantinopla em 1453, muitos intelectuais gregos (professores, religiosos e artistas) refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma nova visão de mundo, mais antropocêntrica (o homem como o centro do universo), indo de encontro à visão teocêntrica medieval (deus como o centro do universo).

    5-(F)
    b) (V )
    c) (F )
    d) (F )
    e) (V)
    ALUNO : MAURÍCIO PEREIRA DA SILVA FILHO

    ResponderExcluir
  9. 1-F/ V/ F/ F V
    2- Vassalo significa súdito de um soberano. É um conceito próprio da Idade Média e está relacionado com o sistema de feudalismo. O vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e em troca fazia um juramento de absoluta fidelidade. Os vassalos eram geralmente recompensados com um feudo que poderia ser terras, cargos, lugar num sistema de produção ou outros benefícios. Suserano é o nome atribuído àquele que doa o bem ou oferece proteção. Esse tipo de relação era conhecida como vassalagem. Os vassalos também poderiam se tornar suseranos desde que fossem seguidas as regras de vassalagem. O suserano mais poderoso na hierarquia do sistema feudal era o rei, mais abaixo os nobres, a seguir os senhores feudais, etc. Havia uma cerimônia que era realizada para firmar o compromisso entre vassalo e suserano. Nessa cerimônia, o vassalo se ajoelhava perante o suserano para declarar a sua fidelidade e auxílio em todas as ocasiões que fosse necessário, por exemplo, em casos de guerra, lutar no exército do suserano.
    3- a
    4- Decadência do trovadorismo
    Os reis já não mantinham os trovadores nos palácios, sob sustento do Estado, passou a ser muito dispendioso esse mecenatismo real, portanto deixaram de proteger os poetas, não era rentável, ao contrário muito dispendioso. O fim da guerra contra os mouros acabou com o contato entre os portugueses e os cruzados, os quais se faziam acompanhar por artistas (trovadores, músicos, instrumentistas, segreis, soldadeiras, jograis, etc.). Esfriou o relacionamento entre Portugal e Espanha, separaram-se os idiomas, afastaram-se culturalmente. A própria Igreja adota uma postura mais crítica em relação aos maus padres, que nela prevaricavam: monges e padres gastando dinheiro da igreja no jogo e na taverna, frades que tinham amantes, clérigos que contratavam jograis e histriões para missas solenes, bispos correndo atrás de cardeais por dinheiro, cônegos andarilhos, perseguindo boas rendas; era preciso reagir contra essa decadência. Os escritores acabam conhecendo outros gêneros literários como odes, elegias, éclogas, oitavas, redondilhas, versos decassílabos, etc. Isso tudo constituía o moderno para a época; o próprio teatro sai do seio da igreja e conhece novas formas para se apresentar em praça pública, culminando depois em Gil Vicente. Era preciso que houvesse moralização de costumes, inclusive combatendo o mal nas romarias, peregrinações e festas religiosas.
    Ascensão do humanismo
    O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, também conhecida como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Tem como marcos iniciais as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que o precederam. Historicamente, o Humanismo foi um movimento intelectual italiano do final do século XIII que espalhou-se para quase toda a Europa, isto porque, após a queda de Constantinopla em 1453, muitos intelectuais gregos (professores, religiosos e artistas) refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma nova visão de mundo, mais antropocêntrica (o homem como o centro do universo), indo de encontro à visão teocêntrica medieval (deus como o centro do universo).
    5- V /V/F/F/ V
    ALUNA: ESTHER GIOVANA ALVES BARBOSA




    ResponderExcluir
  10. 1° F - V - F - F - V
    2º Vassalo significa súdito de um soberano. É um conceito próprio da Idade Média e está relacionado com o sistema de feudalismo. O vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e em troca fazia um juramento de absoluta fidelidade. Os vassalos eram geralmente recompensados com um feudo que poderia ser terras, cargos, lugar num sistema de produção ou outros benefícios. Suserano é o nome atribuído àquele que doa o bem ou oferece proteção. Esse tipo de relação era conhecida como vassalagem. Os vassalos também poderiam se tornar suseranos desde que fossem seguidas as regras de vassalagem. O suserano mais poderoso na hierarquia do sistema feudal era o rei, mais abaixo os nobres, a seguir os senhores feudais, etc. Havia uma cerimônia que era realizada para firmar o compromisso entre vassalo e suserano. Nessa cerimônia, o vassalo se ajoelhava perante o suserano para declarar a sua fidelidade e auxílio em todas as ocasiões que fosse necessário, por exemplo, em casos de guerra, lutar no exército do suserano.
    O conceito de vassalo continuou a ser usado figurativamente para denominar o indivíduo submisso ou subordinado a algo ou alguém. Um contribuinte (tributário) também é designado por vassalo.
    3° Letra "A"
    4º Trovadorismo ou 1ª época Medieval, é o período que se estende de 1189 – data provável da Canção da Ribeirinha, cantiga de Amor de Paio Soares de Taveirós, considerado o mais antigo texto escrito em galego-português – até 1434, com a nomeação de Fernão Lopes para o cargo de cronista-mor da Torre do Tombo.
    A literatura medieval portuguesa tem sua origem em Provença, região do sul da França. E nessa região que se desenvolve a arte dos trovadores que tanto vai influenciar as cantigas de amor em Portugal. Isso não significa que os trovadores portugueses se limitavam a une mera imitação. Trovador: era um poeta, quase sempre nobre, que compunha sem preocupações financeiras. Fazia trovas (composições que aliava a poesia à música).
    O humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado. Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses não eram nem servos e nem comerciantes. Com o aparecimento desta nova classe social foram aparecendo as cidades e muitos homens que moravam no campo se mudaram para morar nestas cidades, como conseqüência o regime feudal de servidão desapareceu. Foram criadas novas leis e o poder parou nas mãos daqueles que, apesar de não serem nobres, eram ricos. O “status” econômico passou a ser muito valorizado, muito mais do que o título de nobreza.
    5º V - V - F - F - V

    Jully Emilly C. Santos!

    ResponderExcluir
  11. 1- F/V/F/F/V
    2- A palavra popular vem do latim populares e etimologicamente significa “de ou
    do próprio povo”. A significação se estende a outros conceitos como: “feito para o
    povo, agradável ao povo, democrático”, até chegar em: “vulgar, trivial, ordinário,
    plebeu”.
    Há uma diferença, no entanto, entre o conceito de popular e a representação
    deste em obras artísticas, e, particularmente, literárias. Isto porque as representações
    podem retratar o povo, sem, no entanto, atingi-lo. O Modernismo foi importante neste sentido porque buscava retratar as
    manifestações populares de forma verdadeira, e não mistificada.
    3- A
    4-Em Trovadorismo veremos as condições socioeconômico-históricas da época como o Feudalismo e o sistema de vassalagem e como o Teocentrismo influenciou todas as formas de arte.

    Logo depois veremos como surgiu esta primeira escola literária em Portugal no ano de 1189 ou de 1198 com a cantiga "A Ribeirinha" - composta por Paio Soares de Taveirós -, as principais características e termos do Trovadorismo, a evolução e transformação da Língua Portuguesa, o declínio do Trovadorismo com a nomeação de Fernão Lopes para cronista-mor da torre do Tombo em 1418 e finalmente como o Trovadorismo vive até hoje.
    5-V/V/F/F/V

    ITALO DOS SANTOS ROCHA
    AMÉM! IGUALMENTE! :)

    ResponderExcluir
  12. 1-F
    V
    F
    F
    V
    2- vassalagem, as cantigas de amor são sempre escritas tendo como pano de fundo o ambiente palaciano. Dai a forma Côrtes como que se dirige a senhora, mostrando uma servidão amorosa dentro dos mais puros padrões medievais. Assim a mulher é vista como um ser inatingível, uma figura idealizada, a quem é dedicado um amor sublimado.
    3- a)
    4- Humanismo corresponde ao período de transição da idade média para a idade clássica, que irradiou-se para quase toda Europa, muitos intelectuais refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma novas visão de mundo. Uma das principais idéias humanistas estavam na retomada da cultura antiga, através do estudo e imitação dos poetas e filósofos greco- latinos; e na crítica a hierarquia medieval, o homem reivindicando para si uma posição de destaque no universo.
    5- V
    V
    F
    F
    V
    Letticia D'lucca :*

    ResponderExcluir
  13. 1)F,V,F,F,V.
    2)Conceito de superioridade e abuso de poder , só porque tem um poder mais acima acha que pode julgar e mandar nos outros.É como se o senhor feudal achace que tem mais poder e pode mandar em Pedro segundo.
    3)A.
    4)O trovadorismo acabou na decadência pois muitos trovadores se apaixonavam por mulheres nobres , com posições mais elevadas que as deles , e sofriam muito por causa disso;a ascenção do humanismo se deu pelo fato de o ser humano querer cada vez mais a posse de tudo e de todos causando conflitos .
    5)V,V,F,F,V


    Emilly Cavalcante.

    ResponderExcluir
  14. 1-V/F/V/V/V
    2-Através da Cerimônia de Vassalagem garantia-se apoio armado ao senhor, principal razão da pratica de vassalagem. Em troca de um feudo e da proteção do senhor, o vassalo lhe garantia assistência militar, o provisionamento de cavaleiros, hospedagem, participação nos tribunais do senhor e garantia de pagamento de resgate, em caso de captura do senhor. Dessa maneira, afirmam-se as relações de dependência pessoal, de vassalagem, garantindo aos senhores aumentar continuamente sua força militar, através do apoio armado que recebiam de seus vassalos (camponês).
    3-A
    4-O surgimento da Trova está intimamente ligado à poesia da Idade Média. Durante a Idade Média, Trova era o sinônimo de poema e letra de música. Hoje a Trova possui a sua conceituação própria, diferenciando da Quadra e da Poesia de Cordel, e do Poema musicado da Idade Média.

    Trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa. Esse movimento literário compreende o período que vai, aproximadamente do século XII ao século XIV. A partir desse século, Portugal começava a afirmar-se como reino independente, embora ainda mantivesse laços econômicos, sociais e culturais com o restante da Península Ibérica. Desses laços surgiu, próximo à Galícia (região ao norte do rio Douro), uma língua particular, de traços próprios, chamada galego-português. A produção literária dessa época foi feita nesta variação linguística.
    5-5-(V)
    b) (V )
    c) (F )
    d) (F )
    e) (V)

    WELTON OLIVEIRA SANTOS

    ResponderExcluir