Pesquisar neste blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Trovadorismo e Humanismo - 2º TI - A

         Abaixo, vocês terão uma atividade de autoajuda; a qual cada questão valerá 0,2 (dois décimo). Não é parte da nota, mas sim, algo que será acrescentado à média escolar, acaso vocês fiquem abaixo da mesma. (OBS – abaixo da média escolar na nota da 2ª AM). A pontuação será acrescentada até atingir a média (ou não, no caso daqueles que com essa pontuação EXTRA não consigam, atingi-la) não sendo dado nenhum décimo a mais para que ultrapassem a média escolar com essa atividade, digo -  aqueles que tiverem média não receberão nenhum décimo.
            Vocês, caros discentes, terão uma imensa responsabilidade. A média escolar sempre depende de vocês, estou, apenas ajudando, dando oportunidade.

Esta atividade começará dia 29/04/15 (às 00hs) e se encerrar dia 31/04/15 (12:00), segundo o horário oficial brasileiro.

Lembrem-se de por seu nome completo e apenas deem as  respostas seguindo a ordem abaixo como aparece no exemplo:

1 –  V/F/V/F/V/F
2 –  
3 – d
4 –  
5 - V/F/V/F/V/F

Atividade 

01. Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, coloque V ou F para os itens abaixo:

a) (    ) o Trovadorismo ocorre paralelamente em Portugal e no Brasil.
b) (   ) Sobre o HUMANISMO, em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
c) (    ) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo. 
d) (   ) Sobre o HUMANISMO, representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
e)  (   ) Tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da exuberância   medieval.

02.
                                                Senhor feudal

                                                 Se Pedro Segundo
                                                 Vier aqui
                                                 Com história
                                                 Eu boto ele na cadeia.    
                                                  (Oswald de Andrade)

O título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma a um conceito que está presente o tempo todo. Que conceito é esse e como ele se desenvolvia nessas cantigas?

Obs - (Questão discursiva – máximo 10 linhas)


03Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na cantiga de amor encontramos uma purificação do apelo erótico, isto é, a idealização do amor.
b) Na cantiga de amigo, o eu-lírico é feminino e canta a saudade do amigo (namorado) que partiu.
c) Gil Vicente escreveu o auto da  barca do Inferno.
d) As cantigas de maldizer utilizavam muitas vezes o erotismo.
e) As cantigas de escárnio é uma sátira direta e de humor picante.

04. Sobre o contexto  histórico, discorra sobre a decadência do trovadorismo e ascensão do humanismo.
Obs - (Questão discursiva – máximo 10 linhas)


05.  Sobre  Fernão Lopes e Gil Vicente , coloque V ou F.

a) (    ) Gil Vicente se revolta contra o cristianismo.
b) (    ) Sobre a obra de Fernão Lopes, podemos destacar: o Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição.
c) (     ) As obras de Gil Vicente, também, se destacam por terem sidas escrita em prosa.
d) (     ) Foi um dos pontos cruciais nas obras de Gil Vicente - a preocupação com o homem e com a religião.
e) (    ) A obra de Fernão Lopes tem um caráter essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional.

Que Deus os proteja!

15 comentários:

  1. 1-V,F,V,F,V,F
    2-É nesse período que os trovadores, artistas de origem nobre contavam, acompanhado de instrumentos musicais, as cantigas, também conhecidas como poesias cantadas. Essas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros conhecidos como "cancioneiros".
    3-D
    4-O Humanismo foi um movimento intelectual Italiano do final do seculo XIII que irradiou-se para quase toda a Europa. Após a queda de Constantinopla em 1453, muitos intectuais gregos refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma nova visão de mundo, o Antropocentrismo.
    5- V,F,V,F,V,F

    Laura Rocha

    ResponderExcluir
  2. 1- F/V/V/F/V

    2- Relação de vassalagem. A mulher é vista como um ser inatingível, uma figura idealizada, a quem é dedicado um amor sublimado, igualmente idealizado. Essa característica justifica a presença de “um sofrimento amoroso”, que para os trovadores, esse sentimento é pior que a morte, e o amor é a única razão de viver.

    3- D)

    4- Trovadorismo: * Extinção do lirismo na Corte:
    Em 1366, D. Pedro I, rei de Portugal, tirou os artistas da corte.
    * Aburguesamento de Portugal: A arte trovadoresca era palaciana, e as cidades começaram a evoluir, causando a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia mercantilista.
    *Evolução da Língua Portuguesa: A língua usada nas poesias trovadorescas era o galaico-português, que deixou de ser falado em Portugal.
    Humanismo: Burguesia, que desorganizou o sistema rígido das ordens medievais e implantou um novo tipo de homem.

    5- F/V/F/V/F

    Thais Freire, < tfreire@ymail.com>

    ResponderExcluir
  3. 1- F,F,V,V,V
    2- Nas cantigas de amor o homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. O poeta fica na posição de fiel vassalo, fica as ordens de sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho, ou seja, impossível, que está longe.
    3- D
    4- A estética trovadoresca começou seu declínio a partir do reinado de D. Afonso IV, quando os laços que ligavam Portugal e Espanha se cortaram e cada país buscou sua própria identidade. Com isso, o galego-português começou na desaparecer, dando lugar a outras formas de expressão. O próprio feudalismo, devido à formação de cidades e ao surgimento de uma nova classe social , voltada para o comércio, iniciou um processo de transformação, dando lugar ao mercantilismo.
    5- F,V,F,V,V


    Gilvan Lima Andrade Filho
    => Por Favor, mandar o resultado para o meu email: gilvanlimaandradefilho@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. 1- F/F/V/V/V
    2- O conceito de ser escrita na primeira pessoa, e colocando Pedro Segundo em uma posição de inferioridade a ele quando ele cita "Eu boto ele na cadeia"
    3- E
    4- O trovadorismo começou o seu declínio, quando os laços que ligavam Portugal e Espanha se cortaram e cada país buscou sua própria identidade. Com isso, o galego-português começou a desaparecer, dando lugar a outras formas de expressão. E com isso surgiu na Itália uma nova visão de mundo, mais antropocêntrica.
    5- F/V/F/V/F

    Regina Correia Santos

    ResponderExcluir
  5. 1- F/F/F/V/V
    2- O conceito de ser escrita na primeira pessoa.
    3- D
    4- O trovadorismo começou o seu declínio, quando os laços que ligavam Portugal e Espanha se cortaram e cada país buscou sua própria identidade. Com isso, o galego-português começou a desaparecer, dando lugar a outras formas de expressão.
    5- F/V/F/V/V

    Isaac Vieira

    ResponderExcluir
  6. 1-F,V,V,V,V
    2- Nesta cantiga o trovador se põe em uma posição inferior a da sua amada, podendo ser ela da suprema corte, e ele fala do desejo dele por sua amada que pode não passar de um sonho impossível.
    3- D
    4-A cultura trovadoresca, surgida entre os séculos XI e XII, reflete bem o momento histórico que caracteriza o período. Na Europa era o momento das cruzadas, na península ibérica, a luta contra os mouros. O poder político estava dominado pelo feudalismo ao passo que o poder espiritual estava nas mãos do clero católico, detentor da cultura e responsável pelo pensamento teocêntrico.
    5-F,V,V,V,F
    Pedro Henrique dos Santos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. 1-F/V/V/F/V

    2- Feudalismo. Demonstrando a hierarquia sobre os vassalos .

    3- D

    4- A decadência do trovadorismo ocorreu principalmente devido a extinção do libirsmo na Corte portuguesa, quando, o rei de Portugal, D. Pedro I, tirou os artistas da corte.Outro motivo para a decadência foi o processo de "Aburguesamento de Portugual", no qual as cidades começaram a evoluir, causando a decadência da nobreza e ascensão da burguesia mercantilista. Alem desses a
    evolução da lingua portuguesa tambem ajudou muito no processo de decadência do trovadorismo, onde usavam uma lingua que deixou de ser falada em Portugal, que era o galaico-português. Ja o Humanismo cresceu junto ascensão burguesa.

    5- F/V/F/V/F

    ~Ass: Miguel F. da Silva Santos

    ResponderExcluir
  9. 1º - F,F,V,V,V

    2º - Relação de Vassalagem.

    3º - Letra E

    4º - Começou seu declínio a partir do reinado de D. Afonso IV, quando os laços que ligavam Portugal e Espanha se cortaram e cada país buscou sua própria identidade.

    5º - F/V/F/V/F

    ------------------------------------------
    José Aurelino dos S. Neto
    ------------------------------------------

    ResponderExcluir
  10. 1-F/V/V/F/V
    3- D
    5- F/V/F/V/F
    2- Nas cantigas de amor o homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. Que um amor maior que ele.
    4- Os reis já não mantinham os trovadores nos palácios, sob sustento do Estado, passou a ser muito dispendioso esse mercenarismo real, portanto deixaram de proteger os poetas, não era rentável, ao contrário muito dispendioso
    * O fim da guerra contra os mouros acabou com o contato entre os portugueses e os cruzados, os quais se faziam acompanhar por artistas (trovadores, músicos, instrumentistas, segreis,soldadeiras, jograis, etc.)
    * Esfriou o relacionamento entre Portugal e Espanha, separaram-se os idiomas, afastaram-se culturalmente.
    * A própria Igreja adota uma postura mais crítica em relação aos maus padres, que nela prevaricavam: monges e padres gastando dinheiro da igreja no jogo e na taverna, frades que tinham amantes, clérigos que contratavam jograis e histriões para missas solenes, bispos correndo atrás de cardeais por dinheiro, cônegos andarilhos, perseguindo boas rendas; era preciso reagir contra essa decadência.
    * Os escritores acabam conhecendo outros gêneros literários como odes, elegias, éclogas, oitavas, redondilhas, versos decassílabos, etc. Isso tudo constituía o moderno para a época; o próprio teatro sai do seio da igreja e conhece novas formas para se apresentar em praça pública, culminando depois em GIl Vicente.
    * Era preciso que houvesse moralização de costumes, inclusive combatendo o mal nas romarias, peregrinações e festas religiosas.

    ResponderExcluir
  11. 1) F/V/V/F/V
    2)O sentimento oriundo da submissão entre o servo e o senhor feudal transformou-se no que chamamos de vassalagem amorosa, preconizando, assim, um amor cortês. O amante vive sempre em estado de sofrimento, também chamado de coita, visto que não é correspondido. Colocando-se numa posição inferior a ela.
    3)Letra E
    4)Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional. Já no Humanismo Foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento.
    Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Com o aparecimento desta nova classe social foram aparecendo as cidades e muitos homens que moravam no campo se mudaram para morar nestas cidades, como consequência o regime feudal de servidão desapareceu. E o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo.Ou seja homem no centro de tudo.
    5)- F/V/F/V/F

    Karoline Carvalho da Silva.

    ResponderExcluir
  12. 1) F/V/V/F/F
    2) A relação de vassalagem amorosa. O trovador declara seu amor a uma dama inacessível; por vezes, a morte é a única solução para a dor causada pela paixão.
    3) D
    4) O desenvolvimento cultural e tecnológico no fim do século XV abriram novos horizontes. O saber que era restrito aos mosteiros e ordens religiosas, dão lugar a razão e a valorização do homem propagadas pelo Humanismo adaptadas a nova ordem social.
    5) V/F/F/V/F

    Samara Gabrielle M. Aragão

    Envio do gabarito para o email: samaraagabrielle@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. 1- F/V/V/F/V

    2- É o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços”

    3- D

    4- O humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento.Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado.Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses não eram nem servos e nem comerciantes.Com o aparecimento desta nova classe social foram aparecendo as cidades e muitos homens que moravam no campo se mudaram para morar nestas cidades, como conseqüência o regime feudal de servidão desapareceu.Muito pelo contrario do Trovadorismo que foi só um movimento literario na idade média.

    5- F/V/F/V/F

    ---------------------------------------------------------
    Ass: Erick Leandro Santos de Santana
    ---------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  14. 1) F/V/V/F/F

    2) É uma relação de vassalagem amorosa. Que escrita em 1º pessoa.

    3) D

    4) A estética trovadoresca caiu em declínio quando os laços que ligavam Portugal e Espanha se cortaram e cada país buscou sua própria identidade. Já o humanismo ascendeu quando a burguesia implantou um novo sistema.

    5) V/F/F/V/F

    ==================================================
    Ass: Arthur Vinicius Mota Cavalcante

    Envio do gabarito para o e-mail: arthur-cavalcante2122@hotmail.com
    ==================================================

    ResponderExcluir
  15. 1) F/V/V/F/F

    2) Relação de Vassalagem.

    3) D

    4) A decadência do trovadorismo começou quando os laços que ligavam Portugal e Espanha se cortaram e cada país buscou sua própria identidade. Com isso, o galego-português começou na desaparecer, dando lugar a outras formas de expressão.
    Já o humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado. Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses não eram nem servos e nem comerciantes.

    5) F/V/V/V/F

    °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
    Evellyn Jade de Cerqueira Reis
    °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

    ResponderExcluir