Pesquisar neste blog

domingo, 21 de agosto de 2016

Gabarito - livro 2 - pág 24 a 30. (PDT- 1º ano)

Pág 24/25

1 - a

2 - d

3 -
a) Os textos de divulgação científica são construídos com recursos linguísticos tais como: uso de expressões (isto é / ou seja) ao lado de conceitos e termos técnicos.

b)  A partir da comparação entre pessoas que fizeram exercício e tomaram vitaminas e pessoas que fizeram execício e não tomaram vitaminas, ou seja, a diferença reside no fato de tomar ou não vitaminas após a prática de exercícios. Sendo assim, a ingestão de vitaminas, após os exercícios, não promove a longevidade e a redução do  diabetes tipo 2.

Para Praticar
- Muitos séculos atrás, refletindo sobre a temporalidade, Santo Agostinho confessou que, embora tivesse uma noção tácita de tempo aparentemente não problemática , não seria capaz de fornecer  uma definição explícita desse conceito.

Pág 26

Para Praticar  - Poderia ficar assim:

- Não é possível deixar de sacrificar pelo menos um quê da bondade divina.
- É impossível não sacrificar pelo menos um quê de bondade divina.

Para Aprimorar
1
a) - A expressão " que seja assim" revela uma ideia de concessão. (qualquer resposta que preserve essa ideia é aceitável).

b) - Considere que tanto a novidade como a redundância  podem ser desejáveis porque pertencem a campos distintos: a novidade liga-se à racionalidade (cabeça), a redundância aos sentimentos (coração).

Pág 27/28

13 - Crônica, narrativa autobiográfica ou memórias.

14 - Predomina as funções emotiva e referencial. (O narrador imprime um tom coloquial ao texto e emite alguns juízos de valor).

15 - Predominam as sequências narrativas.

16 - " Aí por volta de 1910", "Quando fui para escola", "Durante o curso", "Daí por diante", " Depois, já rapaz" e " Então".

17 - A narrativa se inicia no ambiente familiar (um microssomo), passa para o ambiente escolar (segundo lar), e chega às mesas dos bares, ou seja, o cordão umbilical se rompe e descortina-se o macrocosmo.

18 - Chovia muito. POTES tem valor de advérbio de intensidade.

19 - O jornal foi o primeiro elemento que mostrou o mundo para a criança e foi pela  leitura do jornal que Drummond formulou suas primeiras hipóteses sobre o mundo da escrita.

20 - Inicialmente, representam a possibilidade das palavras  e posteriormente, passaram a representar a descoberta da literatura.

21 - Uma sequência Explicativa.

22 - Resposta pessoal.