Pesquisar neste blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Atividade de fixação 2 - verbo - EJA


Acompanhe a letra da música 

Borboletas (Victor e Leo)

Percebo que o tempo já não passa
Você diz que não tem graça amar assim
Foi tudo tão bonito, mas voou pro infinito
Parecido com borboletas de um jardim
Agora você volta
E balança o que eu sentia por outro alguém
Dividido entre dois mundos
Sei que estou amando, mas ainda não sei quem
Não sei dizer o que mudou
Mas nada está igual
Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal
Você tenta provar que tudo em nós morreu
Borboletas sempre voltam
E o seu jardim sou eu
Percebo que o tempo já não passa
Você diz que não tem graça amar assim
Foi tudo tão bonito, mas voou pro infinito
Parecido com borboletas de um jardim
Agora você volta
E balança o que eu sentia por outro alguém
Dividido entre dois mundos
Sei que estou amando, mas ainda não sei quem
Não sei dizer o que mudou
Mas, nada está igual
Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal
Você tenta provar que tudo em nós morreu
Borboletas sempre voltam
E o seu jardim sou eu
Não sei dizer o que mudou
Mas nada está igual
Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal
Você tenta provar que tudo em nós morreu
Borboletas sempre voltam
E o seu jardim sou eu
Sempre voltam
E o seu jardim sou eu

1 -  Qual comparação na vida real, podemos fazer com esse trecho da música

a) "Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal
       Você tenta provar que tudo em nós morreu"

b)Borboletas sempre voltam 
        E o seu jardim sou eu"?


2- Separe os verbos por cada conjugação que eles pertencem, apontando em qual tempo verbal eles aparecem conjugados. 

Atividade de Fixação 1 - Verbo - EJA

Leia o texto abaixo e responda o que se pede. 

Abelhas 

Uma abelha visita dez flores por minuto em busca do pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta vôos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e o guardam numa bolsa localizada na garganta. [...] 


a). Quais são as ações realizadas pela abelha?
b). Em que tempo estão conjugados os verbos do texto?
c). Qual a conjugação de cada um dos verbos presentes no texto? 


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Seminário - Roteiro de Estudo (2º ano)


Bom dia, prezados (as)!

1 - Segue o link do roteiro para melhor orientá-lo(a)s nos estudos.
2 - Para alegrar a vida de vocês, os senhores e as senhoras podem dividir o trabalho por partes e cada um apresentar.
3 - Deverão estudar tudo, mesmo com a divisão do trabalho.
4 - Logo passarei informações sobre o uso do data show.
5 - A data do seminário ainda será informada.
6 - Logo estarei passando os pontos a serem avaliados durante a presentação.

Segue o link para baixar o arquivo em (.docx).
http://www.noslingbrasil.byethost33.com/roteiro.docx

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Revisão sobre sujeito (EJA - BII)

Revisão: Sujeito
Disciplina: Língua Portuguesa              Professor: Albaney Santana
Data:  14/08/2015                                     

SUJEITO é o termo da oração sobre o qual se declara algo.

PARA ENCONTRAR O SUJEITO, FAZEMOS AS PERGUNTAS: QUEM? OU O QUÊ? (ANTES DO VERBO)

1) Encontre o sujeito das orações abaixo. Faça como o modelo:
O garoto ganhou vários presentes.
Quem ganhou vários presentes? O garoto. (sujeito)
a) A telefonista foi muito atenciosa.
________________________________________________________________________________
b) O ônibus está lotado.
________________________________________________________________________________
c) Partiu o último trem.
________________________________________________________________________________
d) A miséria produz a violência.
________________________________________________________________________________
e) Tio Severino falava difícil.
________________________________________________________________________________

2) Aponte o sujeito das orações abaixo:
a) Os trabalhadores desempregados concentraram-se diante da Prefeitura.
b) As garotas discutiram o texto animadamente.
c) Estiveram aqui alguns repórteres.
d) O robô virou uma grande atração.
e) Os automóveis paravam na esquina.
f) Disciplinados pedestres cruzavam a movimentada avenida.
g) Aumentavam da noite para o dia os barracos.
h) Os moradores querem um semáforo no cruzamento.
i) Voou agora o último pássaro preso.
j) Viajaram ontem nossos atletas.
k) O cadeado deste portão está com defeito.
l) O leite materno é importante nos primeiros meses da criança.

3) Destaque o sujeito e classifique-o nas seguintes orações:
a) Grandes navios deixavam o velho porto.
b) Os portuários estão em luta por melhores salários.
c) Nossas economias estão chegando ao fim.
d) Está concluído o projeto.
e) Sua redação está com poucos erros.

f) No Carnaval, muitos turistas estarão aqui.

domingo, 9 de agosto de 2015

Um pouco mais sobre O Quinhentismo Brasileiro.


Boa noite, prezado (a),
segue em anexo um link o qual você pode baixar um pequeno texto para saber mais sobre esse início da literatura brasileira.

Assim que você acessar o link o arquivo é baixado automaticamente, ele possui 2,4 MB e está na extensão (docx), abre com o word.

http://www.noslingbrasil.byethost33.com/LiteraturaBrasileiraI-Quinhentismo.docx

Bom Estudo!


Literatura - Revisão - Quinhentismo Brasileiro (Todos os 2º anos)

Vocês terão 137 minutos para responder as atividades sobre literatura.
Talvez, essas atividades poderão ser computadas para AT.
Lembrem-se de preencher nome e turma, acaso isto não ocorra, não será computado  para sua AT.
Acesse o link abaixo.

  http://www.noslingbrasil.byethost33.com/quinhatv1.htm (7 mim)

http://www.noslingbrasil.byethost33.com/quinhatv2.htm (13min)