Abaixo, vocês terão uma atividade de autoajuda; a qual cada questão valerá 0,2 (dois décimo). Não é parte da nota, mas sim, algo que será acrescentado à média escolar, acaso vocês fiquem abaixo da mesma. (OBS – abaixo da média escolar na nota da 2ª AM). A pontuação será acrescentada até atingir a média (ou não, no caso daqueles que com essa pontuação EXTRA não consigam, atingi-la) não sendo dado nenhum décimo a mais para que ultrapassem a média escolar com essa atividade, digo - aqueles que tiverem média não receberão nenhum décimo.
Vocês, caros discentes, terão uma imensa responsabilidade. A média escolar sempre depende de vocês, estou, apenas ajudando, dando oportunidade.
Esta atividade começará dia 29/04/15 (às 00hs) e se encerrar dia 31/04/15 (12:00), segundo o horário oficial brasileiro.
Lembrem-se de por seu nome completo e apenas deem as respostas seguindo a ordem abaixo como aparece no exemplo:
1 – V/F/V/F/V/F
2 –
3 – d
4 –
5 - V/F/V/F/V/F
Atividade
01. Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, coloque V ou F para os itens abaixo:
a) ( ) o Trovadorismo ocorre paralelamente em Portugal e no Brasil.
b) ( ) Sobre o HUMANISMO, em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
c) ( ) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
d) ( ) Sobre o HUMANISMO, representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
e) ( ) Tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da exuberância medieval.
02.
Senhor feudal
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
(Oswald de Andrade)
(Oswald de Andrade)
O título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma a um conceito que está presente o tempo todo. Que conceito é esse e como ele se desenvolvia nessas cantigas?
Obs - (Questão discursiva – máximo 10 linhas)
03. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na cantiga de amor encontramos uma purificação do apelo erótico, isto é, a idealização do amor.
b) Na cantiga de amigo, o eu-lírico é feminino e canta a saudade do amigo (namorado) que partiu.
c) Gil Vicente escreveu o auto da barca do Inferno.
b) Na cantiga de amigo, o eu-lírico é feminino e canta a saudade do amigo (namorado) que partiu.
c) Gil Vicente escreveu o auto da barca do Inferno.
d) As cantigas de maldizer utilizavam muitas vezes o erotismo.
e) As cantigas de escárnio é uma sátira direta e de humor picante.
e) As cantigas de escárnio é uma sátira direta e de humor picante.
04. Sobre o contexto histórico, discorra sobre a decadência do trovadorismo e ascensão do humanismo.
Obs - (Questão discursiva – máximo 10 linhas)
05. Sobre Fernão Lopes e Gil Vicente , coloque V ou F.
a) ( ) Gil Vicente se revolta contra o cristianismo.
a) ( ) Gil Vicente se revolta contra o cristianismo.
b) ( ) Sobre a obra de Fernão Lopes, podemos destacar: o Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição.
c) ( ) As obras de Gil Vicente, também, se destacam por terem sidas escrita em prosa.
d) ( ) Foi um dos pontos cruciais nas obras de Gil Vicente - a preocupação com o homem e com a religião.
c) ( ) As obras de Gil Vicente, também, se destacam por terem sidas escrita em prosa.
d) ( ) Foi um dos pontos cruciais nas obras de Gil Vicente - a preocupação com o homem e com a religião.
e) ( ) A obra de Fernão Lopes tem um caráter essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional.
Que Deus os proteja!