Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

E ai, Galera do 8º ano!!!!
Trago um PRESENTINHOOOOOO...... ATIVIDADEEEEEEEEE!!!!

Respondam a atividade no caderno. 
Copiem somente as respostas.

Atividade 1 ( para entregar Terça-feira 13/08) - valor 0,3

1.A oração “Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo” tem valor:
a) conclusivo
b) adversativo
c) concessivo
d) explicativo
e) alternativo

2. “Estudamos, logo deveremos passar nos exames”. A oração em destaque é:
a) coordenada explicativa
b) coordenada adversativa
c) coordenada aditiva
d) coordenada conclusiva
e) coordenada alternativa

3. No verso, “Tenta chorar e os olhos sente enxutos”, o conectivo oracional indica:
a) junção de ideias, logo é conjunção aditiva
b) disjunção de ideias, logo é conj. Alternativa 
c) contraste de ideias, logo é conj. Adversativa 
d) oposição de ideias, logo é conj. Concessiva
e) sequência de ideias, logo é conj. Conclusiva. 

4. Fez isso ______ não conseguiu o resultado.
___A_________________B_______________
Qual das alternativas abaixo preenche a lacuna, indicando que B é um fato anterior a A?
a) entretanto
b) pois
c) porém
d) enquanto
e) e. 

5.”Deus não fala comigo, e eu sei que Ele me escuta.” O conectivo “e” pode ser substituído, sem contrariar o sentido, por:
a) ou.
b) no entanto
c) porém
d) porquanto
e) nem

Atividade 2 ( para entregar Quinta-feira 15/08) valor 0,7


1. Sublinhe os verbos e classifique os períodos em simples ou compostos.
a. Amanheceu. Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhávamos na areia. A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho.
b. Lenon casou-se pela segunda vez. Ela era japonesa, inteligente, artista plástica e vivia nos Estados Unidos.
2. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.
a. Vinícius de Moraes já morreu. Não morreram seus poemas e músicas. Sua criação artística e eterna.
b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor. Percebi o meu engano.
d. Olhou-me duramente. Foi-se embora.
e. O marceneiro chegou. Começou o serviço.
3. Classifique as orações coordenadas grifadas nas frases abaixo:
a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na tão sonhada faculdade.
b) Não deixe de estudar, pois amanhã haverá prova.
c) Fale depressa que eu preciso ir embora.
d) A desintegração do núcleo libera o calor; logo fornece energia.
e) Ou você me conta a verdade, ou sai daqui.
f) Terminou toda a obrigação; portanto pôde sair.
g) Queriam caminhar muito; contudo não tiveram forças.
h) Sempre foi atenta às aulas, mas nunca gostou da matéria.
i) Foram ao shopping; nada compraram.
j) Netuno é deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente.
l) A árvore devia estar meio podre; o vento a derrubou, pois.
m) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo.
n) Não era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia.
o) Ela não estaria morrendo nem de frionem de fome.
p) O governo aumentará o preço do álcool e imporá novas medidas de racionamento de combustível.q) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo.
4. Sublinhe os verbos e classifique os períodos em simples ou compostos.
a. Amanheceu.
Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhávamos na areia.
A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho.
b. Lenon casou-se pela segunda vez.
Ela era japonesa, inteligente, artista plástica e vivia nos Estados Unidos.
5. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.
a. Vinícius de Moraes já morreu, não morreram seus poemas e músicas,  sua criação artística é eterna.
b. Faltava dinheiro para o lazer, o jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor.  percebi o meu engano.
d. Olhou-me duramente, foi-se embora.
e. O marceneiro chegou, começou o serviço.
6. Classifique as orações coordenadas grifadas nas frases abaixo:
Observação: Todas as orações que não estão em negrito são assindéticas.
a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na tão sonhada faculdade.
b) Não deixe de estudar, pois amanhã haverá prova.
c) Fale depressa que eu preciso ir embora.
d) A desintegração do núcleo libera o calor; logo fornece energia.
e) Ou você me conta a verdade / ou sai daqui.
f) Terminou toda a obrigação; portanto pôde sair.
g) Queriam caminhar muito; contudo não tiveram forças.
h) Sempre foi atenta às aulas, mas nunca gostou da matéria.
i) Foram ao shopping; nada compraram.
j) Netuno é deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente.
l) A árvore devia estar meio podre; o vento a derrubou, pois.
m) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo.
n) Não era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia.
o) Ela não estaria morrendo nem de frionem de fome.
p) O governo aumentará o preço do álcool e imporá novas medidas de racionamento de combustível.
q) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo.
7- Classifique as orações coordenadas destacadas:
a- “Ele não responde nem faz o menor gesto”.b- “Não se faça de rogado, que as moças querem ir embora.”c- “Ele teve de operar um olho por causa da catarata, sofreu um derrame na vista e depois pegou uma hepatite.”
d- “A procura de lugares na arca é enorme e, inevitavelmente, surgem os cambistas.”
e- “Inútil dormir, que a dor não passa.”
f- “Vem que eu te quero fraco
Vem
 que eu te quero todo meu.”
g- Aceite a proposta ou peça socorro.
h- “Todos querem a felicidade, mas nem todos conseguem alcançá-la.
i- Todos chegaram, portanto a festa poderá começar.
j- As luzes estão acesas, mas não tem ninguém em casa.
k- Todos já haviam terminado o trabalho, logo permiti que saíssem mais cedo.
l- Mal conhece a cidade, no entanto, insiste em sair sozinho.
m- Faltava-lhe os meios, por isso recorreu à caridade.
n- Saia depressa, ou pegará muito trânsito.
o- Já bebemos muito, devemos, pois, voltar de táxi.
8. Observe o seguinte excerto poético e em seguida atente-se para as questões que a ele se referem:
“As horas passam, os homens caem, a poesia fica” (Emílio Moura)
a – Estamos diante de um período, pois o mesmo é formado por várias orações. Como ele se denomina? E por quê?
b – As orações que o compõem são coordenadas sindéticas ou assindéticas? Justifique.
c – Reescreva os versos introduzindo as conjunções coordenadas que melhor se adequarem à ideia expressa.


 9. (Marília) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:
a – Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.
b – Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c – Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d – Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e – Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.


10. Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir:
A – coordenada aditiva
B – coordenada adversativa
C – coordenada alternativa
D – coordenada explicativa
E – coordenada conclusiva
a- Não fomos ao aniversário, porém trouxemos o presente ( ).
b – Ou tentas se qualificar melhor, ou serás demitido ( ).
c – Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante ( ).
d- A garota não compareceu à aula porque estava doente ( ).
e – Viajamos muito e chegamos exaustos.
f – Não vejo importância neste tema, portanto encerraremos a reunião.
g – Não gosto de sua atitude, todavia não lhe trato mal.


11. Analise as orações expostas e procure construir períodos compostos por coordenação utilizando-se de conectivos apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem necessárias:
a- Não me esforcei muito. Obtive um bom resultado.
b- Precisamos nos apressar. O voo já está quase partindo.
c- Ora tens uma opinião. Ora outra.
d- Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.
e- O acidente foi terrível. Não houve vítimas fatais.
f - Mariana estuda. Mariana toca no coral de sua igreja.



12. O período composto por coordenação é retratado por orações que não mantêm dependência sintática entre elas, isto é, somente são ligadas pelo uso da conjunção.
Assim sendo, demonstre seu conhecimento elaborando uma oração para cada modalidade solicitada:
a- aditiva
b- adversativa
c- alternativa
d- explicativa
e- conclusiva                              
 Divirtam-se!!!

CRASE

Galera do 7º ano, está ai um vídeo fácil que explica muito bem a crase.
http://www.youtube.com/watch?v=l_Erd53-aeU

Adjetivo - exercício 1 - (6º ano)

2013 - Boa noite, Galera massa!  

Damos início às nossas atividades online com muito atraso neste ano de 2013.
Como não sou de muita CONVERSA e o negócio aqui é ESTUDAR... Vamos COMEÇARRRR!!!

6º ano (adjetivo 1)
Boa-noite!
Sabemos que nossa atividade está atrasada (culpa minha). Deixo, aqui, o link da página que vocês devem acessar para fazer a atividade.
Respondam, no caderno, as questões 1,2 e 3 referentes à tirinha.
As questões 6 e a 8 (letra a e b). 
Acesse aqui - http://quintasseries2011.blogspot.com.br/2011/08/atividades-adjetivos-2.html
Boa atividade - Albaney Santana.