Pesquisar neste blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Polissemia / Denotativo - Conotativo ( 7 ano)

POLISSEMIA

 
É o fato de uma palavra ter mais de uma significação.
 
Exemplo:
 
Estou com uma dor terrível na minha cabeça. (parte do corpo)
Ele é o cabeça do projeto. (chefe)
 
Graves razões fizeram-me contratar esse advogado. (importante)
 
O piloto sofreu um grave acidente (trágico)
 
Ele comprou uma nova linha telefônica. (contato ou conexão telefônica)
 
Nós conseguimos traçar a linha corretamente. (traço contínuo duma só dimensão)
 

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

 
As palavras podem ser usadas no sentido próprio ou figurado.
 
Exemplo:
 
Janine tem um coração de gelo. (sentido figurado)
 
Sempre tomo uísque com gelo. (sentido próprio)
 

DENOTAÇÃO

 
É uso da palavra com seu sentido original, usual.
 
Exemplo:
 
A torneira estava pingando muito.
 
O sol brilhava intensamente hoje.
 

CONOTAÇÃO

 
É o uso da palavra diferente do seu sentido original.
 
Exemplo:
 
Ele tem um coração de manteiga.
 
É um verdadeiro mar de emoções essa música.



Atenção
   Galera, devido ao atraso da publicação, estou transferindo a data de entrega para dia 04 de abril.

Atividade

Instruções - Copiar em folha de papel ofício ou pautado os exercícios abaixo sobre polissemia, denotação e conotação.

1 - Indique os vários sentidos em que foi empregada a palavra "grave"

A - sério
B - importante
C - repreensivo
D - sonoro
E - trágico
F - penoso, doloroso

     a)     A mãe, não gostando da atitude do filho, lançou-lhe um olhar grave.
b)   Graves razões trouxeram-me aqui.
c)    Deram-me a grave incumbência de informar-lhe sobre a morte de seu pai.
d)   O dono da fazenda era um homem  frio, sisudo, grave, de poucas palavras e nenhum sorriso.
e)    A família sofreu um acidente grave.
f)     No coro da igreja, destacava sua voz grave.
2 – Informe se nas frases abaixo as palavras destacadas estão empregadas em sentido denotativo ou conotativo.
a)    Nas ruas, as pessoas andavam apressadas.
b)   As ruas eram cheias de pernas apressadas.
c)    Temos amargas lembranças daquele período de autoritarismo político.
d)   Era uma pessoa de expressão dura e coração mole.
e)    Os galhos da imensa árvore sustentavam os frutos maduros.
f)     Os galhos namoravam os frutos maduros que sustentavam.


quinta-feira, 24 de março de 2011

Conjugador de verbos ( 6 e 7 anos)

Olá Galera, estou de novo aqui para entregar uma nova ferramenta que encontrei na "NET".  Acaso vocês tenham dúvidas como se escreve algum verbo,  basta escrever o infinitivo do verbo nesse site:  http://www.fpepito.org/verbos/conjugue.php e ele dará toda conjugação necessária. 

ATENÇÃO - Só utilize essa ferramenta para tirar dúvidas e não para fazer as atividades por ela. Copiando não se aprenderá, mas estudando e corrigindo os erros sim.

segunda-feira, 14 de março de 2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

Homônimos e Parônimos

Instruções - Imprima o exercício, responda-o e leva para sala de aula na segunda feira (14/03/2011) para ser entregue. Vale ponto extra.
HomônimosSão palavras que possuem a mesma pronúncia (algumas vezes, a mesma grafia), mas significados diferentes.
Parônimossão palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhança na escrita e na pronúncia.
Exercício
Complete as frases com uma das duas palavras do parenteses.

a) Essas hipóteses _________ das circunstâncias (emergem - imergem) ;
b) Nunca o encontro na _________ em que trabalha (sessão - seção);
c) Já era decorrido um _______ que ela havia partido, (lustre - lustro);
d) O prazo já estava _______ (prescrito - proscrito);
e) O fato passou completamente ________ (desapercebido- despercebido).
f) A recessão econômica do país faz com que muitos _________ (emigrem - imigrem);
g) Antes de ser promulgada, a Constituição já pedia muitos ________ (consertos - concertos);
h) A ditadura _________ muitos políticos de oposição; (caçou - cassou);
i) Ao sair do barco, o assaltante foi preso em___________ (flagrante - fragrante);
j) O juiz _________ expulsou o atleta violento (incontinenti- incontinente).
l) O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas ________ (tachas-taxas);
m) Sílvio _________ na floresta para caçar macacos (imergiu-emergiu);
n) Para impedir a corrente de ar, Luís _______ a porta (cerrou-serrou);
o) Bonifácio ________ pelo buraco da fechadura (expiava-espiava);
p) Quando foi realizado o último ________ ? (censo -senso).
q) A polícia federal combate o _________ de cocaína (tráfego-tráfico);
r) No Brasil é vedada a ________ racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação);
s) Você precisa melhorar seu __________ de humor (censo-senso);
t) O presidente _________ antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo);
u) O balão, tremelizindo _________ para o céu estrelado (acendeu-ascendeu).
v) O ________ (extrato-estrato) da conta bancária é, por si só, insuficiente para cobrir o _________(cheque-xeque), ainda que haja algum capital_________________ (incerto-inserto).
x)“O _______ de veículos de grande porte, em vias urbanas, provoca ________ no trânsito; forçando a que os motoristas dos carros menores ________,muitas delas, completamente sem _________ ;
a) tráfico – infrações – inflijam – concerto;
b) tráfego – infrações – inflijam – conserto;
c) tráfego – inflações – infrinjam – conserto;
d) tráfego – infrações – infrações – conserto;
e) tráfico – infrações – infrações – concerto.